
Prédio da UBS Leocádia será recuperado
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Leocádia, com atendimento suspenso desde fevereiro, será recuperado pela Prefeitura, que aguarda a chegada do material para as obras. Os danos estruturais foram provocados por raízes de uma árvore, confirmados por laudo técnico de engenheiro. Com a interrupção do funcionamento do local, usuários foram transferidos para a UBS Areal 1, garantindo a continuidade dos serviços à população.
Considerando as tratativas em torno da recuperação do prédio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresentou, também, a necessidade de implantar um serviço de saúde mental na localidade, em prédio público municipal. Considerando que a população do Leocádia está sendo atendida pela UBS Areal 1, foi proposta a transferência da Atenção Básica para essa Unidade, enquanto o prédio da Leocádia passaria a sediar um Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Como alternativa, entendendo que a decisão deve ser nas instâncias do controle social, há a possibilidade de que, após a reforma, o prédio da Leocádia seja reaberto com uma equipe reduzida de Atenção Básica, mantendo parte dos atendimentos característicos da UBS em conjunto com a equipe do Caps. Dessa forma, gradualmente, os usuários seriam encaminhados para Unidades de Saúde mais próximas, garantindo a continuidade do cuidado sem interrupção.
Atualmente, a UBS Leocádia atende população de, aproximadamente, quatro mil habitantes, enquanto a UBS Areal 1 atende três mil, totalizando sete mil pessoas — número que corresponde à média da população atendida por UBS em Pelotas. Em contrapartida, algumas regiões, como o Fragata, possuem até 18 mil habitantes por UBS, revelando maior necessidade de ampliação dos serviços nessas áreas.
Por esse motivo, a gestão municipal apresentou a proposta de reorganização do território no Conselho Local da Leocádia e seguirá subsidiando os debates com todas as informações necessárias para a tomada de decisão, considerando a participação da população de cada UBS, as distâncias envolvidas e a necessidade de fortalecimento dos serviços de saúde mental.