ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Coronavírus

Pelotas: um ano de enfrentamento à pandemia

Em 25 de março de 2020, a cidade registrava o primeiro caso positivo de Covid. Desde então, a Prefeitura e os Pelotenses se uniram para conter o vírus

24-03-2021 | 13:02:26

Uma semana e um dia após Pelotas ter o primeiro decreto municipal determinando alterações na vida de todos os seus moradores, algumas permanentes até hoje - como o uso da máscara, o distanciamento social e a higienização das mãos -, o município entrava para a estatística mundial da pandemia do coronavírus. O 25 de março de 2020 foi temido, mas era esperado. Uma mulher de 71 anos foi o registro positivo número um, confirmado naquela data. Um ano depois do primeiro caso já são 26.917 infectados e 451 mortos no município. 

As ações implantadas pelo poder público para garantir o controle e a prevenção do vírus que, até hoje, são um desafio para todos. Da formação de um grupo composto pelas mais variadas representações da comunidade pelotense, a preparação dos profissionais de saúde, a composição de uma rede hospitalar capaz de evitar o contágio, a fiscalização das regras de enfrentamento, até a imunização da população, são algumas das iniciativas planejadas e executadas pela Prefeitura ao longo dos últimos 365 dias. E todo dia é algo novo, necessário, urgente. O vírus impôs rotinas nunca vividas, decisões difíceis de serem tomadas, a construção de estratégias antes nunca experimentadas, tudo com um objetivo: fazer um "Pacto pela Vida".

Comitê de Enfrentamento

Antes do primeiro caso confirmado, em fevereiro de 2020, o Município já havia construído uma rede em parceria com os epidemiologistas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para monitorar o coronavirus e organizar o enfrentamento. No mesmo período, ocorreu a primeira capacitação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para atendimento dos casos suspeitos e confirmados, além de treinamentos para o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O trabalho coletivo foi expandido com a criação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus - grupo com várias representações da comunidade, como forças de segurança, universidades, empresariado, secretários municipais e lideranças locais. Há um ano todas as determinações municipais, inclusive os decretos para o controle e prevenção à pandemia passam pela avaliação do Comitê, que auxilia o governo na tomada das decisões.

A primeira grande restrição, isolamento social e a primeira morte

Um dia após o primeiro decreto de enfrentamento ao coronavírus, em 18 de março de 2020, Pelotas instaurou medidas de prevenção à propagação do vírus. Atividades não essenciais foram fechadas e a circulação de pessoas nas ruas do município foi reduzida. Neste período, que durou cerca de um mês, a cidade teve um dos maiores índices de isolamento social do Estado, atingindo o percentual de 70%, em dias específicos. A média do isolamento se manteve em cerca de 50% até outubro do ano passado.

Prefeita anuncia restrições por meio de transmissões de vídeo nas redes sociais - Foto: Gustavo Vara

Esses bons índices , segundo os epidemiologistas, ajudaram Pelotas a ser a última cidade brasileira com mais de 200 mil habitantes a registrar mortes causadas pelo vírus. O primeiro óbito foi registrado no dia 20 de junho. 

Profissionais de saúde

O reforço nas equipes de profissionais de saúde foi um dos focos da administração municipal desde o princípio da pandemia. A Prefeitura aumentou em 32, 4% o quadro de trabalhadores desta área. Foram contratados 337 profissionais, entre eles 133 técnicos de enfermagem, 97 enfermeiros e 55 médicos. 

Hospitais e leitos

Pelotas inovou ao criar uma rede de atendimento hospitalar apenas para pacientes Covid, a chamada Área Covid. O zoneamento para internações de casos suspeitos ou confirmados foi implantado como forma de evitar contaminação cruzada até novembro de 2020, quando o aumento de pacientes fez com que todos os hospitais da cidade estivessem aptos a receber doentes do coronavírus. A Prefeitura readequou as instalações de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e abriu o Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (Centro Covid), que inicialmente atendeu apenas crianças e hoje tem leitos para pacientes de todas as idades, além de assistência exclusiva para infectados pelo vírus. 

Foto: Rodrigo Chagas

Dos iniciais 89 leitos para pacientes infectados ou suspeitos de infecção, Pelotas conta agora com 170 leitos para casos Covid, um aumento de cerca de 91%, em pouco menos de um ano. Desse total, 62 vagas são de UTI para adultos e cinco pediátricos, 83 leitos de enfermaria adulta, dez pediátricas e dez de suporte ventilatório adulto. 

Telemedicina 

Para evitar aglomerações - um dos maiores meios de contágio do coronavírus -, a Prefeitura apostou na tecnologia para realizar o primeiro atendimento à população suspeita de infecção, além de monitorar casos confirmados, auxiliar em atendimentos psicológicos e informar àqueles sobre exames positivos. Em abril de 2020, foi criada a Central de Teleconsulta, composta por médicos, enfermeiros, educadores físicos, psicólogos e demais profissionais de saúde, que em home office, passaram a realizar o primeiro diagnóstico clínico de pessoas com sintomas gripais. Um chat bot, batizado de Dra. Vida, hospedado no site da Prefeitura sobre o coronavírus, foi outra inovação implementada no enfrentamento à pandemia. Através de um questionário sobre sintomas, o cidadão obtém orientações sobre como agir, se há necessidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou mesmo um local de atendimento de emergência para casos suspeitos ou confirmados da doença. Em quase um ano de funcionamento, mais de 17 mil pessoas foram atendidas pelas duas plataformas de telemedicina.

Foi criado também um sistema de atendimento, via WhatsApp, que facilita a entrega dos resultados de exames para coronavírus.

Monitoramento e triagens

Outra estratégia adotada, que se mantém há um ano, é a triagem das pessoas que procuram as unidades de urgência e emergência, como o Pronto Socorro de Pelotas (PSP), a UPA Areal e o Centro Covid. Nestes locais, todos os pacientes passam por uma pré-avaliação para garantir que estão no local certo de atendimento. No caso do PSP, a iniciativa protege profissionais de saúde e pacientes do local que não é referência para tratamento de pacientes com Covid-19.

Barraca de triagem foi instalada em frente ao Pronto Socorro - Foto: Rodrigo Chagas

Rede de Atenção Primária

Realizar o atendimento de pessoas com sintomas gripais no turno inverso ao serviço prestado aos pacientes rotineiros nas UBSs foi uma das estratégias de saúde pública adotadas por Pelotas, desde o início. Os serviços da Atenção Básica não foram interrompidos, assim como a população que precisou de diagnóstico, e até mesmo realizar testes rápidos, encontrou acolhimento nas unidades próximas aos locais onde moram. A iniciativa tornou Pelotas referência em um projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS), que destacou cidades no mundo todo que conseguiram implantar uma rede diferenciada para casos de síndromes gripais e Covid, mantendo o atendimento de outras demandas da população.

UBSs prestam atendimento aos casos leves de coronavírus, no turno da manhã - Foto: Arquivo Ascom

Testagem

Desde os primeiros casos suspeitos de infecção pelo coronavírus, o Município priorizou a testagem dos cidadãos. Antes do credenciamento de laboratórios privados pelo Ministério da Saúde, todos os exames RT-PCR - feitos a partir de material biológico do paciente -, eram encaminhados para o Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre. A Prefeitura implantou um sistema de transporte próprio para agilizar a liberação dos resultado dos exames, priorizando pacientes hospitalizados. De janeiro de 2020 até março deste ano, já foram realizados 80.164 exames, entre laboratórios privados, Lacen, testes rápidos e programa Testar RS. O município atingiu 235,77 testes realizados para cada mil habitantes.

Decretos, bandeiras e lockdown

As restrições capazes de controlar a progressão do vírus se tornaram essenciais, ao longo de 2020, e permanecem presentes na vida dos moradores, restringindo atividades e determinando a obrigatoriedade de medidas preventivas, como o uso da máscara, determinado pela Lei Municipal nº 6.819, que foi sancionada em julho de 2020. Desde maio do ano passado os regramentos municipais tiveram como base o sistema de Distanciamento Controlado do governo do Estado. Segundo levantamento da SMS, Pelotas já esteve 24 semanas em bandeira laranja, com risco médio para o contágio, 12 semanas em bandeira vermelha, em risco alto, e três semanas em bandeira preta, com risco altíssimo para a propagação do vírus. A primeira bandeira preta em Pelotas foi registrada em dezembro do ano passado. Neste ano, desde o dia 27 de fevereiro, o governo gaúcho determinou bandeira preta para todo o território estadual. 

Em dezembro de 2020, Pelotas foi classificada em bandeira preta - Foto: Michel Corvello

De 8 a 11 de agosto de 2020, Pelotas viveu o primeiro fechamento total das atividades não essenciais, o chamado Lockdown, como forma de barrar o aumento de casos positivos e internações hospitalares. Em março de 2021, a Prefeitura voltou a adotar esta estratégia aos finais de semana.

Fiscalização

A Operação Integrada, ação inovadora de prevenção e repressão à criminalidade criada pelo Pacto Pelotas pela Paz, se tornou uma das ferramentas de efetivação das regras de enfrentamento à pandemia. De blitz em pontos de maior movimento da população para evitar aglomerações, orientação nas filas dos bancos para a retirada do auxílio emergencial, a vistorias em comércios e indústrias para fazer cumprir os decretos municipais, as forças de segurança se tornaram presentes e essenciais na nova rotina da cidade. De 2020 até agora, já foram realizadas 530 ações integradas.

Fotos: Michel Corvello

Investimentos e doações

Desde março de 2020, Pelotas já investiu na pandemia mais de R$ 47 milhões de reais, sendo R$ 3,9 milhões em recursos próprios. Boa parte dos recursos, cerca de R$ 12 milhões, foi aplicada na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas, macacões, aventais, toucas, sapatilhas, face shilds e óculos. O Município também adquiriu dez respiradores para o Centro Covid, além de auxiliar em obras de reestruturação de espaços dos hospitais, com o trabalho do projeto Mão de Obra Prisional (MOP). Para a montagem das estruturas nos hospitais, uma rede de solidariedade foi organizada por empresários e moradores de Pelotas. Uma mobilização local arrecadou e doou equipamentos, mobiliário, máscaras, álcool gel, EPIs, utensílios hospitalares. A criação de um site para doações seguras e direcionadas foi outra estratégia adotada nas ações contra a pandemia.

Informação e transparência

A informação foi uma das aliadas na prevenção e no controle ao coronavírus, em Pelotas. Desde o início a Prefeitura se tornou o órgão oficial das informações, como forma de combater as fake news e manter a transparência junto à população. Diariamente é divulgado um boletim com os dados principais da pandemia na cidade, como número de infectados, óbitos e hospitalizados. Além do site e das redes sociais oficiais da Prefeitura, mídias alternativas estão sendo utilizadas como carros de som e material impresso. O contato semanal da prefeita, Paula Mascarenhas, em lives, aproxima a população das decisões do governo, assim como auxilia na compreensão das ações de enfrentamento. 

Por meio de transmissões de vídeo, a prefeita atualiza a situação da pandemia na cidade - Foto: Gustavo Vara

Vacinação

Desde janeiro a Prefeitura foca na imunização da população contra a Covid-19. Conforme registrado no sistema estadual que controla a vacinação nos municípios gaúchos, Pelotas já aplicou mais de 35 mil doses. Os moradores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os trabalhadores destes locais, já completaram a imunização, um total de 1.600 pessoas. 

Centro de Eventos recebe os drive-thrus de vacinação - Fotos: Michel Corvello e Rodrigo Chagas

Para vacinar os profissionais de saúde - grupo prioritário conforme o Plano Nacional de Imunização -, são realizados mutirões para aplicação das duas doses contra o coronavírus em prédios do Instituto Federal Sul-Rio Grandense (IFSul), conforme a profissão desempenhada e a faixa etária. Para os idosos, o Município apostou no sistema drive-thru, tendo realizado um total de nove, até agora. O contingente que não tem acesso a veículos está sendo imunizado em prédios de escolas da rede municipal. Além dos profissionais de saúde, voluntários de universidades e de cursos técnicos de enfermagem fazem parte da equipe que está imunizando a população.

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Tags

saúde, pandemia, ano, Covid-19, profissionais de saúde, hospitais, investimentos, óbitos, infectados, vida, positivo, máscara

Carregando 0%
Carregando 0%