Pelotas sela parceria rumo à internacionalização
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), deu na manhã desta sexta-feira (7) um passo firme rumo a um novo patamar de internacionalização. Juntamente com as duas maiores instituições de ensino públicas do município, UFPel e IFSul, o prefeito Fernando Marroni lançou, em cerimônia na sala Frederico Trebbi (hall do Paço Municipal), a marca Pelotas Global e o primeiro evento a ser realizado no âmbito da proposta, a Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul). Também participaram do lançamento o vice-reitor da UFPel, Eraldo Pinheiro, e a pró-reitora de Ensino do IFSul, Fabíola Pereira.
O prefeito Fernando Marroni faz a fala de abertura durante a solenidade de lançamento da marca Pelotas Global na manhã desta sexta-feira (7) na sala Frederico Trebbi, hall do Paço Municipal (Fotos: Volmer Perez/Secom)
“É mais do que uma marca”, disse o prefeito em sua fala, na abertura da solenidade. “É uma iniciativa conjunta que dá visibilidade global a temas como inovação, desenvolvimento sustentável e, principalmente, mudanças climáticas, as três grandes metas que nós estamos aqui conjuntamente apresentando para que possamos reforçar o protagonismo que a nossa cidade já tem - hoje mesmo é destaque na mídia local a relevância de três cientistas pelotenses na tomada de decisões públicas em projeção global [César Victora, Aluísio Barros e Pedro Hallal, todos ligados à Epidemiologia da UFPel]”, afirmou Marroni. O chefe do Executivo também agradeceu às instituições por aceitarem o desafio e garantiu que o selo Pelotas Global está além da perspectiva de realizar discussões sem que se traduza em ações específicas do poder público para a proteção ambiental e preservação do planeta.
O programa Pelotas Global se apoia na tradição de conexão do município com o cenário internacional, que se reflete na formação oferecida pelas instituições, a relação com Cidades-Irmãs (Suzu, Japão, Aveiro, Portugal, e Colônia do Sacramento, Uruguai), o selo MigraCidades, em reconhecimento ao acolhimento a migrantes e refugiados, e o papel justamente das instituições que compõem o projeto com a Prefeitura, UFPel e IFSul, com histórico no intercâmbio acadêmico, no fortalecimento de pesquisas e na atração de estudantes e pesquisadores estrangeiros.
Copsul
A Conferência do Sul sobre Mudanças Climáticas (Copsul) é a primeira atividade sob o selo do Pelotas Global. Vai reunir especialistas e instituições para debater soluções locais e globais em sustentabilidade e transição climática, conectando a cidade à agenda da COP30, que ocorre em Belém (PA).
A programação do Copsul inicia com a transmissão das sessões da COP30 - através do site do Pelotas Global (pelotas.rs.gov.br/pelotasglobal) - e rodas de conversas em diferentes territórios do município a partir de segunda-feira (10), quando serão debatidos temas como resiliência em cidades, infraestrutura e água, desenvolvimento humano e social, transição nos setores de energia, indústria e transporte, gestão sustentável de florestas, oceanos e biodiversidade, agricultura, sistemas alimentares e gênero.
O restante da programação da Copsul, também presencial, prossegue entre os dias 24 e 28 deste mês, dividida em cinco temáticas (Resiliência climática e transformação urbana, Economia sustentável e inovação, Sociedade justa e inclusiva, Energia e transição justa e Natureza, alimentos e comunidades).
Mostra
A programação também dispõe da Mostra de Boas Práticas, Pesquisa e Inovação – Copsul 2025. O objetivo é reunir e divulgar iniciativas, pesquisas e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a resiliência urbana e a transição ecológica justa nas cidades do Sul do Brasil. Serão selecionadas até 20 propostas pela comissão interna da Copsul. Podem participar gestores e servidores públicos, pesquisadores, estudantes, organizações sociais, startups, empresas e pessoas engajadas nesta temática. Inscrições via link undefined até o dia 18 deste mês. A Mostra, aberta ao público, será realizada dia 25, das 17h às 20h, na sede da Otroporto (rua Benjamin Constant, 701A).
Confira a programação completa a partir de segunda-feira, 10 de novembro, no site do Programa.
Notícias Relacionadas
Prefeitura, UFPel e IFSul lançam o Pelotas Global e Copsul nesta semana
Prefeitura prepara megaevento para cultura negra em 2026
Marroni vistoria obra do Centro Esportivo e Comunitário Parque do Obelisco
Pelotas tem todos os projetos contemplados no PAC Mobilidade