Município é um dos 12 no País, e pioneiro no Estado, a aderir ao programa do Ministério da Saúde. Anúncio ocorreu nesta sexta-feira (15) na UBS Guabiroba

Pelotas reforça prevenção ao câncer de colo de útero

Município é um dos 12 no País, e pioneiro no Estado, a aderir ao programa do Ministério da Saúde. Anúncio ocorreu nesta sexta-feira (15) na UBS Guabiroba
Por Roberto Ribeiro 15-08-2025 | 14:04:02
Tags: SUS, agoratemespecialidades, saúdedamulher

Pelotas está oficialmente entre os 12 municípios do país que vão aderir ao novo programa de prevenção ao câncer de colo de útero do Ministério da Saúde. A iniciativa visa principalmente diminuir o tempo de espera na fila para atendimento das pacientes. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (15) na UBS Guabiroba, bairro Fragata. O ato contou com a presença do secretário da Gestão do Trabalho em Saúde do Ministério, Felipe Proenço, do prefeito Fernando Marroni e da secretária de Saúde, Ângela Moreira Vitória. A Unidade escolhida para o anúncio será o ponto de partida na oferta da nova tecnologia de rastreio da doença, por meio de coleta de PCR para HPV. 

Fotos: Volmer Perez (Secom)

O prefeito Fernando Marroni agradeceu a presença do secretário e também, nominalmente, ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, por inserir o município entre os pioneiros do Programa. O chefe do Executivo lembrou na solenidade que Pelotas tem histórico de contribuição para a construção do SUS no País. 

“Pelotas começou a reforma sanitária que desembocou no SUS, o maior plano de saúde universal gratuito do mundo, para nós é uma honra receber esta inovação”, disse ele. Marroni também mencionou os projetos contemplados no PAC Saúde, anunciados em julho, e reiterou que o município tem potencial para se converter em um novo case de sucesso do SUS. “Teremos um novo hospital universitário da Ebserh, inclusive com a visita do ministro da Educação [Camilo Santana] na quarta-feira (20) para visitar as obras, a implantação de uma nova policlínica e o novo Hospital de Pronto Socorro, além de já contar com toda a rede de equipamentos hospitalares, dois cursos de Medicina, três de Enfermagem e vários cursos técnicos - nos inserir neste programa é mais um incentivo de fortalecimento do SUS no município”, justificou. Por fim, o prefeito fez um desagravo ao programa Mais Médicos pelos recentes ataques do presidente estadunidense Donald Trump. “Justamente do presidente de um país que não tem nenhuma política pública no atendimento à população”, criticou. 

O objetivo da política pública de prevenção ao câncer no colo de útero, no âmbito do programa Agora tem especialistas, coincide com a “obsessão” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reduzir as filas para atendimento, sobretudo na oncologia, salientou Felipe Proenço. Médico de família e titular da secretaria responsável pela formação e pelo trabalho no SUS no Ministério da Saúde, ele ressaltou que diante da suspeita de um diagnóstico de câncer é fundamental agilizar o acesso ao tratamento. A nova tecnologia anunciada nesta sexta que Pelotas começará a oferecer com outras 11 cidades no país aponta nesta direção. Conforme Proenço, a iniciativa começou por Pernambuco, já foi avaliada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e, no ambiente científico, não há dúvidas de que traz benefícios à população. “É uma certeza da comunidade científica, além da vacina contra o HPV, cuja cobertura precisa aumentar sensivelmente após anos de negacionismo, é a tecnologia mais avançada que se tem disponível para a detecção e tratamento do câncer de colo de útero”, afirmou.

Cobertura

Em Pelotas, a tecnologia pode abranger 17 mil mulheres - dos 25 aos 64 anos. Conforme Proenço, recomenda-se que o exame seja repetido a cada cinco anos. Caberá às equipes das UBSs a tarefa de administrar a programação e fazer o planejamento das pacientes. Caso detectado o vírus (HPV), o mesmo material que já foi coletado, dará sequência na investigação. Para ele, este novo sistema de rastreio da doença oferecido pelo SUS tem poder para melhorar o processo de trabalho das equipes das UBSs e estimular a relação entre os profissionais de saúde e as pacientes.

Notícias Relacionadas

Serviço de Assistência Especializada mudará de endereço

Serviço de Assistência Especializada mudará de endereço

Pelotas atinge 46,44% de vacinação dos grupos prioritários

Pelotas atinge 46,44% de vacinação dos grupos prioritários

Pelotas descarta 398 casos de dengue neste ano

Pelotas descarta 398 casos de dengue neste ano

Rio Grande ingressa na Regional Pelotas do Samu

Rio Grande ingressa na Regional Pelotas do Samu