Pelotas receberá apoio do governo federal para lidar com riscos climáticos
Pelotas está contemplada para receber uma nova qualificação do governo federal para aprimorar políticas diante de riscos climáticos. O município é um dos 69 de todas as regiões do País, cinco no Estado, que integra a primeira leva do projeto AdaptAÇÃO, do Ministério das Cidades, que vai prestar apoio técnico a Prefeituras. O anúncio foi feito nesta semana durante a COP 30, em Belém (PA).
“É um novo edital de capacitação muito válido para manter abertas as portas para captação de recursos e para explorar, em parceria com o Observatório das Metrópoles, os instrumentos do Estatuto das Cidades”, explica o secretário de Urbanismo, Otávio Peres.
Homem caminha em área inundada na Colônia de Pescadores Z3 em maio do ano passado, durante a maior enchente da história de Pelotas e do Rio Grande do Sul. Município é selecionado para curso de capacitação para lidar com riscos climáticos do Ministério das Cidades (Fotos: Volmer Perez/Secom)
Conforme ele, o AdaptAÇÃO visa apoiar e prestar assessoria às equipes técnicas dos municípios para atualizar instrumentos de política urbana previstos no Estatuto, com foco na adaptação climática.
A partir do projeto, serão realizadas capacitações presenciais e virtuais, oferecidas pelos núcleos regionais de pesquisa do Observatório das Metrópoles, sob a coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O foco da atuação será nas áreas de zoneamento e macrozoneamento, transferência do direito de construir (TDC) e projeto específico de expansão urbana (Peeu). Paralelamente ao anúncio do projeto, foi lançada uma cartilha de orientação a todos os estados e municípios para entender como o risco climático afeta as cidades brasileiras.
Não é a primeira vez que Pelotas é selecionada para esse tipo de capacitação oferecido pela pasta. No primeiro semestre, em maio, o município passou a integrar em consórcio com Rio Grande e São Lourenço do Sul o curso “Urgência climática - implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”, cujos desdobramentos seguem repercutindo, com a criação de Grupos de Trabalho como o Pelotas Resiliente, que até o fim do ano deve atualizar o Plano de Contingência municipal a ser posto em operação em caso de eventos climáticos extremos. Também farão parte do AdaptAÇÃO no Rio Grande do Sul os municípios de Rio Grande, Eldorado do Sul, Canoas e Gramado.
Notícias Relacionadas
Prefeitura abre credenciamento para comércio na escolha das cortes do Carnaval
Prefeitura atua em obras importantes em diversos pontos da cidade
Prefeitura finaliza preparativos para feriado de Finados
Prefeitura e UFPel iniciam escavações na obra de reforma do banheiro da praça