
Pelotas recebe três estações meteorológicas
A Defesa Civil Estadual começou a instalar as três estações meteorológicas destinadas para Pelotas, das 137 adquiridas para todo o Rio Grande do Sul. O objetivo é monitorar a situação das águas e evitar tragédias como a que o Estado viveu em 2024. Elas se somarão às cinco já existentes.

Fotos: Divulgação
A primeira das novas estações será instalada na Colônia Z3. A segunda será instalada no Arroio Pelotas, no Passo do Pilão, acima da estação de Sinoti. E a terceira na Eclusa, para medir os indicadores da Lagoa Mirim e os impactos na zona costeira do Canal São Gonçalo. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Miltom Martins, explica que a Lagoa Mirim estava descoberta, e com essa estação, será possível acompanhar com mais segurança.
Nesta quarta-feira (17), foi feita a base de concreto com um poste, na Z3, onde será instalado o sensor que vai monitorar o nível da Lagoa dos Patos.
Também será instalada uma estação pluviométrica, para medir em tempo real a intensidade das chuvas, a velocidade, a direção dos ventos, e o índice de ultravioleta.
A Defesa Civil Estadual também fará instalações de estações em outros municípios da região, como Jaguarão e Rio Grande, para criar um ambiente integrado. Martins, diz que “esse ambiente vai auxiliar na prevenção e na tomada de decisões para prevenir os impactos das chuvas e tempestades na nossa região”. O monitoramento em tempo real deve começar em 15 a 20 dias.
A decisão dos locais de instalação das estações foi tomada a partir de reuniões com a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com as faculdades de Hidrologia e de Engenharia Hídrica.