Pelotas recebe o selo cidade antirracista Ministério Público do Estado
O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Igualdade Racial (Smir) obteve mais um reconhecimento na quarta-feira (10). Pelotas foi um dos 10 municípios gaúchos a receber o Selo Cidades Antirracistas 2025, promovido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul em parceria com a Federação das Associações de Municípios do RS (FAMURS).
A premiação tem como objetivo incentivar políticas públicas locais voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial, contribuindo para a institucionalização das políticas de igualdade racial nos municípios. A solenidade, realizada de forma online devido aos efeitos do ciclone extratropical que assolou o Estado, foi conduzida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e de Proteção aos Vulneráveis, Leonardo Menin.
Para estar entre os homenageados, o município atendeu a quatro pré-requisitos: manter um Conselho Municipal de Igualdade Racial – Pelotas conta com o Conselho para a Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCNP), ter um órgão administrativo especializado – a própria Smir, realizar ações e projetos de combate ao racismo e aderir formalmente ao nível básico do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).
Para o secretário de Igualdade Racial de Pelotas, Júlio Domingues, o recebimento do Selo Cidades Antirracistas 2025 atesta o acerto que foi a criação da Smir e a decisão de inscrever o município no SINAPIR. Ele ainda destaca o empenho com que a pasta vêm desenvolvendo ações de promoção da igualdade racial e de combate ao racismo. “Esse selo premia nossa atuação. Também foi muito satisfatório ver Pelotas sendo saudada por outros municípios por dispor de uma secretaria de igualdade racial”, revelou.