
Pelotas não tem novos casos de dengue desde agosto
Dados oficiais da semana, divulgados no boletim do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (3), às 9h38min, mostram números em relação à dengue em Pelotas. A situação está estabilizada desde o mês de agosto, com 52 casos confirmados, sendo 35 do município e 17 contaminações em outras localidades. Mesmo sem avanços, a Prefeitura não se descuida do trabalho permanente de prevenção.
De acordo com a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agentes prosseguem com visitas domiciliares, vistoriando pátios, jardins, áreas e cômodos das residências, orientando moradores de todas as partes da cidade sobre cuidados específicos para eliminar água parada – ambiente propício ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.
Em paralelo às visitas a residências, equipes continuam com as aplicações do produto químico Fludora, em vias públicas e imóveis suscetíveis a abrigar o surgimento de novos focos. Neste ano, 1.534 focos já foram identificados. O aumento, na última semana, foi de 21 novos pontos, sendo 637 no Fragata, 361 nas Três Vendas, 163 no Centro, 150 no Areal, Barragem 86, Laranjal 65 e São Gonçalo 62. Em Pelotas, não há óbitos nem hospitalizados com dengue.
Além dos cuidados nas residências e áreas do entorno, a SMS orienta a população que, com a chegada de dias com temperaturas mais elevadas, é aconselhável começar com o uso de repelentes na pele, mosquiteiro e telas nas aberturas. Quem vai viajar, deve utilizar mangas compridas onde for se hospedar. É pela picada que o mosquito transmite a doença.