Prefeitura já aplicou a primeira dose da vacina em 9% da população e, a segunda, em 2,9%.  Mutirões de vacinação e drive-thrus têm garantido a imunização em massa dos grupos prioritários

Pelotas é o município do interior que mais vacina contra Covid-19

Prefeitura já aplicou a primeira dose da vacina em 9% da população e, a segunda, em 2,9%. Mutirões de vacinação e drive-thrus têm garantido a imunização em massa dos grupos prioritários
Por Autor desconhecido 29-03-2021 | 14:49:44
Tags: vacinação, doses, prefeitura, melhores, índices, covid-19, coronavírus, idosos, profissionais de saúde, municípios

Menos de três meses após iniciada a imunização dos moradores de Pelotas, que integram os grupos prioritários, conforme orientação do governo do Estado, o Município apresenta os melhores índices de aplicação das duas doses necessárias para a cobertura vacinal contra a Covid-19. O Monitoramento da Imunização Covid-19 / RS aponta que a Prefeitura já aplicou a primeira dose em 9% da população e, a segunda, em 2,9%. Os percentuais são maiores se comparados aos registros de outras cidades gaúchas, consideradas de médio porte como Pelotas. Os mutirões de vacinação simultâneos para grupos diferentes - profissionais de saúde e idosos -, assim como pelo sistema drive-thru estão entre os fatores apontados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para o bom desempenho.

O sistema de informação que registra a evolução da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19 no Rio Grande do Sul aponta que Pelotas já aplicou a primeira dose da vacina em 30.659 pessoas - 9% do total de habitantes. A segunda dose alcança, até o momento, 9.781 pessoas, 2,9% dos moradores. Na comparação, a partir dos dados registrados, tendo como parâmetro o número total de habitantes, Pelotas apresenta os melhores índices de aplicação da primeira e da segunda dose da vacina do interior do Estado entre os maiores municípios gaúchos.

Pelotas (343 mil habitantes)

1ª dose - 9% da população vacinada  

2ª dose - 2,9% da população vacinada

Canoas (348 mil habitantes)

1ª dose - 8,6% da população vacinada  

2ª dose - 2,3% da população vacinada

Caxias do Sul (517 mil habitantes)

1ª dose - 7,1 % da população vacinada  

2ª dose - 2,5% da população vacinada

Gravataí (283 mil habitantes)

1ª dose - 7% da população vacinada  

2ª dose - 2,1% da população vacinada

Santa Maria (283 mil habitantes)

1ª dose - 1,8% da população vacinada  

2ª dose - 0,5% da população vacinada

Fontes: IBGE/Monitoramento da Imunização Covid-19 / RS

Pelotas tem desempenho abaixo, apenas, de Porto Alegre, que já aplicou a primeira dose da vacina em 10,9% da população e a segunda em 4% do total de habitantes.

Porque índices maiores

Para a secretária de Saúde, Roberta Paganini, os bons resultados da cobertura vacinal, até agora, estão ligados ao perfil dos grupos prioritários - profissionais de saúde e idosos, que compõem boa parte da população de Pelotas -, e também às estratégias adotadas para imunizar essas pessoas. Uma das ações que tem colaborado com os índices é a vacinação simultânea - no mesmo dia, mas em locais diferentes -, de grupos de profissionais de saúde e determinada faixa etária de idosos. Além disso, o sistema de drive-thrus (total de 11 até o momento) ajudou a tornar o cronograma de vacinação ainda mais eficiente e ágil.

"Como estamos realizando os drive-thrus primeiro, antes de vacinar os idosos nas escolas, e conseguimos reduzir as aglomerações. O drive desafoga as escolas e torna a imunização mais ágil", diz a gestora da Saúde, salientando a importância de o Município planejar, imediatamente ao receber um novo lote de vacinas, um cronograma para ampliar o grupo a ser imunizado.

A SMS analisa a possibilidade de, a partir da próxima semana, realizar drive-thrus simultâneos à vacinação nas escolas.

Força-tarefa pela vacina

A gestora da SMS também atribui os resultados de Pelotas, na vacinação contra a Covid-19, à força-tarefa empreendida pelos profissionais de saúde, desde os servidores da Prefeitura até os voluntários de cursos ligados à área.

"A vacinação tem sido possível graças ao empenho de todos os servidores da SMS, não só daqueles que estão envolvidos diretamente com a questão da imunização, mas profissionais de outros setores que têm sido deslocados de seus serviços para atuar na imunização, além da ajuda das escolas técnicas e das universidades", frisa a secretária, ao destacar, também, a participação de integrantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), Defesa Civil e Guarda Municipal.  

Leia as notícias oficiais, sobre o novo coronavírus e outros assuntos de interesse público, no hotsite e nas redes sociais da Prefeitura de Pelotas: Facebook, Instagram @prefeituradepelotas, Twitter @PrefPelotas e canal WhatsPel.

Notícias Relacionadas

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Programa da Prefeitura reduz tempo de internação no PS

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Município dedica-se à implementação da Ação Emergencial de Redução de Filas

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina

Farmácias da Prefeitura orientam sobre uso da caneta de insulina