
Pelotas confirma 48 casos de dengue desde janeiro
Pelotas registra 48 casos de dengue, confirmados no boletim desta sexta-feira (8), divulgado às 7h25min pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Esse balanço atualizado refere-se à infecção transmitida via picada do mosquito Aedes aegypti desde janeiro no município. Neste ano, 466 notificações já foram expedidas, sendo 438 para residentes na cidade e 28 para moradores de outras localidades.
A Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) salienta que, embora as ocorrências sejam em número expressivamente inferior a da maioria de municípios do Estado, não dá para se descuidar. O trabalho de prevenção é realizado sem tréguas pelos agentes, com visitação a residências para identificação de locais propícios à formação de focos, além da orientação permanente, por meio de impressos, atividades educativas ou conversas diretamente com a comunidade.
O objetivo é conscientizar a população que a maneira mais eficaz de impedir o desenvolvimento do mosquito transmissor da dengue é eliminar qualquer recipiente ou ambiente capaz de armazenar água, mesmo em mínimas quantidades. O cuidado com pátios, jardins e áreas residenciais é essencial. Até na água parada em uma tampinha virada para cima, a fêmea do Aedes aegypti pode colocar ovos que duram mais de um ano, ainda que a água seque. A atenção do morador, com limpeza e verificação assídua, é uma ferramenta no combate à formação de focos e, quando receber a visita do agente, deve permitir a entrada para que efetue a fiscalização.
Dados do Sinan
- Total de notificações: 466
Janeiro - 52
Fevereiro - 58
Março - 58
Abril - 87
Maio - 144
Junho - 33
Julho – 28
Agosto – seis
- Notificações residentes em Pelotas: 438
- Notificações residentes de outros municípios: 28
- Casos confirmados: 48
Pelotas: 31
Importados: 17
Óbitos: zero
Hospitalizados: um
- Casos descartados: 396
- Casos em investigação: 22
Focos por bairros
A atualização semanal do número de focos identificados na cidade confirma o Fragata, com 619, à frente das demais localidades. Em segundo lugar, mantém-se o bairro Três Vendas com 343, seguido pelo Centro com 154, Areal com 135, Barragem com 85, São Gonçalo com 57 e Laranjal com 54.