As escolas municipais apresentaram crescimento nas avaliações que medem a aprendizagem dos alunos, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica analisado pelo Inep do Ministério da Educação

Pelotas apresenta crescimento nas avaliações educacionais do Ideb

As escolas municipais apresentaram crescimento nas avaliações que medem a aprendizagem dos alunos, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica analisado pelo Inep do Ministério da Educação
Por Marina Amaral 21-09-2022 | 18:12:16
Tags: crescimento , avaliações , ideb

Pelotas apresentou crescimento nas avaliações educacionais de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), analisado pelo Ministério da Educação, passando de 5,3, nos anos iniciais, em 2019, para 5,5 em 2021, e 4,7, em 2019, nos anos finais, para 5,1 em 2021. O estudo é utilizado para monitorar o desempenho das escolas e redes de ensino, sendo composto pelos resultados de aprendizados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado entre 8 de novembro e 10 de dezembro de 2021, e pelos indicadores obtidos pelo Censo Escolar, em uma realidade pandêmica que se estendia desde 2020. 

Melhores rendimentos se verificaram tanto em unidades da zona urbana quanto rural - Fotos: Divulgação
“Ficamos muito felizes com o resultado do Ideb das escolas municipais de Pelotas, porque, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, que causou o afastamento das salas de aulas, problemas tecnológicos e desigualdade entre as famílias, por meio de um esforço e dedicação extrema dos nossos professores e com o trabalho minucioso e qualificado da Secretaria de Educação e Desporto (Smed), Pelotas criou cenário positivo para a educação, mesmo durante a pandemia. Isso significa que crianças e jovens continuaram aprendendo”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

Os resultados do Saeb e do Ideb 2021 evidenciam, segundo a gestora municipal, o compromisso dos profissionais da educação da rede municipal, que proporcionam o ensino qualificado, e da Smed, responsável por promover cerca de cem reuniões com as equipes diretivas e 2,5 mil horas de formação continuada com professores e trabalhadores da educação. “Isso nos dá uma perspectiva muito boa para o futuro. Vamos investir cada vez mais para ter a tranquilidade de ver nossas crianças e jovens aprendendo e se preparando para o futuro”, completou Paula.

O Saeb, conforme detalhou a titular da Secretaria de Educação e Desporto, professora Adriane Silveira, é um conjunto de avaliações externas, aplicado nas redes de ensino e reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo um diagnóstico da educação e de fatores que podem interferir no desempenho dos alunos. Isso possibilita que as escolas e a rede municipal de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos alunos.

Qualquer análise a esses indicadores e resultados do Ideb - que é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação e estão disponíveis nesta página (https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados) - neste momento, é prematura, considerando que os dados fornecidos pelo Inep foram em forma de planilha, sem tratamento analítico e sem as informações contextuais coletadas pelo Saeb 2021. Os microdados da edição do estudo serão divulgados até dezembro deste ano.  

Os índices de Pelotas

* Anos iniciais

2019: 5,3

2021: 5,5

* Anos finais

2019: 4,7

2021, 5,1 

Escolas com resultados mais altos

* Anos iniciais

Emef Doutor Berchon (zona rural): 6,4 

Emef Coronel Alberto Rosa (zona rural): 5,8

Emef Waldemar Denzer (zona rural): 5,8

Emef Professora Daura Ferreira Pinto (zona urbana): 5,8

Emef Dona Maria Antônia (zona urbana): 5,4

* Anos finais

Emef Garibaldi (zona rural): 5,6

Emef Ministro Arthur de Souza Costa (zona rural): 5,2

Emef Antônio Ronna (zona urbana): 5,4

O compromisso das equipes diretivas no processo de gestão escolar, o alinhamento com as propostas pedagógicas construídas, democraticamente, pelo Sistema de Ensino entre Smed e escolas, a inclusão de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, o acompanhamento da recuperação de aprendizagens através das avaliações diagnósticas e inserção de estratégias alicerçadas ao Programa das Práticas Pedagógicas de Intervenção (Prapedi) e o contato direto com a comunidade escolar foram os motivos elencados pela secretária de Educação para esses educandários obterem os melhores resultados.

Notícias Relacionadas

Pelotas promove evento Proteger e Educar no Digital

Pelotas promove evento Proteger e Educar no Digital

Secretária de Educação visita Imdaz

Secretária de Educação visita Imdaz

Emef Independência é destaque em plataforma do MEC

Emef Independência é destaque em plataforma do MEC

Prefeitura encerra as comemorações da Semana da Pátria 2025

Prefeitura encerra as comemorações da Semana da Pátria 2025