SME amplia acesso, estrutura e qualidade na rede em 2025
A Secretaria Municipal de Educação (SME) consolidou avanços em 2025, garantindo ampliação no acesso à educação pública municipal, melhorias na infraestrutura, reforço e valorização do quadro de profissionais, qualificação da gestão escolar e ações voltadas à inclusão e à transparência. A rede atendeu mais de 26,3 mil estudantes ao longo do ano, distribuídos entre 94 escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Matrículas garantidas e ampliação de vagas
A SME assegurou o ingresso de todas as crianças inscritas na rede municipal, com destaque para a oferta na Educação Infantil. Para atender à crescente demanda por vagas na pré-escola, o Município renovou parcerias com escolas credenciadas, garantindo atendimento a suplentes mesmo em meio a cenário de alta procura.
Reforço de profissionais e novo concurso
Ao longo do ano, a Prefeitura nomeou dezenas de profissionais aprovados em concursos públicos anteriores, incluindo professores, cuidadores, oficiais administrativos e auxiliares. Em outubro, foi lançado o novo certame para o Magistério Municipal, com oferta de cargos que vão da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, além de áreas específicas e orientação educacional. A prova nacional docente foi adotada como etapa do processo seletivo.
Valorização e formação docente
Após dois anos sem reajuste, o Executivo encaminhou à Câmara de Vereadores, em fevereiro, obtendo aprovação para o aumento de 6,27% para os profissionais do Magistério. Em outubro, a SME também lançou a FormAEE, primeira formação continuada voltada exclusivamente a professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com foco em práticas pedagógicas inclusivas e qualificação permanente.
Gestão escolar mais democrática e qualificada
A SME promoveu a eleição de equipes diretivas nas escolas que estavam com direções provisórias, com edital publicado em junho e posse de seis novas gestões em julho. Para qualificar o processo, os candidatos passaram por curso de formação em gestão escolar, valorizando a participação da comunidade e o fortalecimento da governança nas unidades.
Obras, sistemas e melhorias na infraestrutura
Ainda nos primeiros meses de 2025, a SME priorizou a recuperação de escolas com problemas estruturais, manutenção de prédios, serviços de zeladoria e limpeza. A modernização dos sistemas informatizados também foi anunciada, em parceria com a Coinpel, para melhorar o atendimento à população, agilizar
matrículas e dar mais transparência à gestão escolar.
A frota escolar passou por vistoria técnica e manutenção preventiva no início do ano letivo, com investimento de cerca de R$ 120 mil. Duas escolas que estavam interditadas por problemas estruturais em 2024, as Emeis João Guimarães Rosa e Bernardo de Souza, passaram por requalificação e foram reabertas no primeiro semestre de 2025, ampliando a oferta em mais de 600 vagas na Educação Infantil.
Transparência e planejamento
Com foco na organização e gestão de dados, a SME promoveu formação técnica sobre o Censo Escolar 2025 com todas as escolas da rede municipal e instituições parceiras. A ação reforçou o compromisso com dados qualificados e o planejamento educacional.