
Paula prestigia inauguração da nova sede do Malg
Segunda-feira (2) marca o início de uma nova fase para o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O local reabre as portas ao público. Desta vez, no prédio do antigo Lyceu - espaço da Escola de Agronomia Eliseu Maciel. A prefeita Paula Mascarenhas, acompanhada pelo vice Idemar Barz e pelo secretário de Cultura, Giorgio Ronna, participou da solenidade de inauguração da nova sede, nesta sexta-feira (29), e mencionou sua alegria pela escolha do prédio que integra o Centro Histórico do Município.
Fotos: Gustavo Vara
“Os grandes sonhos são coletivos, enfrentam desafios e sempre são frutos de perseverança, determinação e afeto das pessoas. Parabenizo a gestão que proporcionou uma casa tão especial ao Museu, que tem tanta história, cresceu, qualificou-se e virou referência no Estado e no País. Pelotas recebe um grande presente de aniversário”, salientou Paula.
O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, comentou sobre a decisão de atender à solicitação de uma sede própria para o Museu – o que permite o planejamento do seu futuro, antes impossibilitado por estar abrigado em um prédio alugado.
“Esta é uma conquista para a comunidade de Pelotas e da região. Tenho certeza de que a casa própria do Malg será algo que, em dez, 20, 30 anos, ainda estaremos celebrando”, acrescentou Hallal.
Depois de descerrar a placa alusiva à reabertura do Museu, Paula visitou a Sala do Patrono – local que reúne 16 pinturas de Leopoldo Gotuzzo, além de dois bustos do pintor pelotense e um vaso decorativo que pertencia à casa onde residia. A partir do dia 2 de julho, a exposição estará disponível para a visitação do público, de terça-feira a domingo, das 8h30min às 20h.
O vice-reitor da UFPel, Luís Amaral, o diretor do Malg, Lauer Santos, e a diretora do Centro de Artes da Universidade, Ursula Silva, acompanharam a inauguração.
Três décadas de história
Prestes a completar 32 anos de existência, o Malg, em sua nova sede, passa a abrigar parcela importante da produção artística de Gotuzzo, com o objetivo de conservar e divulgar as obras do artista. O local reabrirá ao público durante a semana de aniversário de Pelotas e promoverá eventos musicais, exposições, palestras, oficinas e lançamentos de obras literárias. O Malg fica localizado na Praça Sete de Julho, 180, em frente ao Mercado Central.
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.
Notícias Relacionadas

Comunidade indígena do Rincão da Cruz compra materiais com recursos da Pnab

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

Prefeitura mobiliza frentes de trabalho para cenário de chuvas

Prefeitura passa a utilizar cotas nas seleções públicas