ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Paula conduz primeira reunião na Sala de Situação

Trabalho integrado apresentou balanços e projeções da evolução do cenário na Lagoa dos Patos

Por César Soares 09-05-2024 | 15:47:52

A prefeita Paula Mascarenhas conduziu, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira reunião na Sala de Situação, com a integração entre as forças de segurança e demais órgãos públicos. Durante os próximos dias, os trabalhos das equipes estarão concentrados no espaço localizado no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), no bairro Fragata.   

Reunião na Sala de Situação, no 9º BIMtz. Fotos: Gustavo Vara.

A chefe do Executivo pelotense destacou a importância da concentração dos trabalhos na Sala. “Já vínhamos nos reunindo na Prefeitura, mas o espaço já estava ficando pequeno e decidimos reunir todos aqui, inclusive as forças de operação, para organizar os fluxos de informação, para que as respostas às demandas sejam ágeis e organizadas. Cada informação que chega aos órgãos é repassada aos demais e definidas as equipes para atuação”, explicou Paula. 

O meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da UFPel (CPPMet), Henrique Repinaldo, apresentou as previsões e prognósticos dos níveis da Lagoa e as influências do vento e maré em Rio Grande, o que resultou em ligeira baixa nos níveis das águas, mas que não é nenhum indício de normalidade. “O que nos causa preocupação é que os ventos de Sudoeste acabaram retendo essa descida das águas do Guaíba para cá, tanto que, na região de Arambaré, mais ao norte da Lagoa, as águas continuaram subindo e esse vento também empurra a água para a outra margem, mais próxima do oceano. Quando os ventos mudarem para nossa margem, poderemos ter o regresso dessa elevação. Essa água tem que sair aqui pelo canal de Rio Grande”, explicou Repinaldo.

Prefeita alerta que situação ainda é de muita atenção

A partir da avaliação dos especialistas, a gestora voltou a reforçar o apelo à população de que não é hora de achar que o pior já passou. “Precisamos da compreensão e do entendimento de todos, que ainda não é o momento de relaxarmos, porque há tendência forte de os níveis das águas voltarem a subir diante da mudança dos ventos. Por favor, quem está fora de casa permaneça e quem ainda está nas áreas de risco que aproveite esse momento, essas horas que a natureza está nos dando para nos proteger”, recomendou a prefeita.

A Sala de Situação conta com a integração de diferentes órgãos, como Exército, UFPel, CRPOSul, 4º BPM, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Ambiental, Polícia Civil, Guarda Municipal, Detran, PRF, PF, Ministério Público, CEEE-Equatorial, Câmara Municipal e secretarias municipais.

Tags

reunião, primeira, Sala de Situação, Exército

Carregando 0%
Carregando 0%