Orientação e estímulo ao uso adequado da bicicleta
Coibir as pedaladas imprudentes, reduzir os índices de acidentes com ciclistas e estimular o correto uso dos equipamentos obrigatórios de proteção nestes veículos, em meio a uma população de mais de 20 mil usuários da bicicleta. Foram estas carências que levaram a Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (SSTT) a buscar parceiros e implantar o projeto Pedalar com Segurança. Os primeiros números já otimizam uma nova expectativa que deverá ser ampliada com a possibilidade de outras adesões.
Com uma proposta inicial de centrar as atenções no expressivo número de trabalhadores que diariamente utilizam-se da bicicleta para locomoção no percurso da casa ao trabalho e vice-versa, principalmente no setor da construção civil, o projeto Lançado no último dia 25, por ocasião do Dia Nacional do Trânsito, vem sendo desenvolvido em parceria com o Sindicato da Industria da Construção e Mobiliário de Pelotas (Sinduscon).
Visando preservar e incentivar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, a iniciativa contempla palestras educativas, dicas e instruções ministradas pelos agentes de trânsito da SSTT. Durante as orientações também são distribuídos e instalados kits com equipamentos de proteção obrigatórios previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e essenciais à segurança, como espelhos retrovisores, buzina e peças refletivas.
Desde a estréia do projeto no canteiro de obras da empresa Ardizzone Peters e Zechiliski Engenharia 179 kits de segurança foram distribuídos. As palestras e orientações promovidas pelo departamento de trânsito e circulação do Setor de Educação para o Trânsito da SSTT já atingiram cerca 200 trabalhadores da construção civil. Números que deverão ser ampliados com a adesão de mais três empresas do ramo: Labore Engenharia, C Walan Ltda e, mais recentemente, a Portal das Pedras que distribuiu na última sexta-feira coletes refletivos aos operários que trabalham na restauração do piso da Praça Coronel Pedro Osório.
Para o secretário Jacques Reydams, a idéia principal é a de expandir o projeto para outros setores da indústria e do comércio onde o uso da bicicleta também é bastante recorrente. “O Pedalar com Segurança veio somar a todas as ações que temos destinado aos ciclistas como sinalizações adequadas e a criação de espaços próprios para estes condutores como em ciclovias em diferentes pontos da cidade”, associou Reydams, ressaltando que o próximo passo será o de estimular a todos para que se engajem à iniciativa.