Olimpíadas dos Caps celebram avanços na área da saúde mental no município
Os avanços registrados na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do município em 2025 foram coroados nesta quarta-feira (17) com a retomada oficial no calendário de atividades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) das Olimpíadas dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O evento, que começou na primeira gestão do prefeito Fernando Marroni (2001-2004) e perdeu regularidade nos anos posteriores, foi aberto nesta manhã com direito à tocha olímpica e a alinhamento das equipes para execução dos hinos Nacional e Riograndense - além de um aquecimento com o grupo Dança Sul.
“Foi um ano de recuperação das estruturas dos Caps, celebramos avanços, estabelecemos o Capsi, o ambulatório de saúde mental adulto [fechado há quase um ano], e essas olimpíadas são a celebração de tudo que aconteceu em 2025, deste reencontro, desta reconstrução que nós queremos cada dia mais levar adiante com uma boa estrutura, bons profissionais e boas atividades para que tenhamos saúde mental de boa qualidade”, disse o prefeito.
Olimpíadas dos Caps iniciou com dança a cargo do grupo Dança Sul no 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (Fotos: Volmer Perez/Secom)
Na esteira da qualidade apregoada pelo prefeito, a titular da SMS, Ângela Moreira Vitória, disse que a retomada das Olimpíadas dos Caps representa a abertura de espaços para cuidar da população em situação de sofrimento - o que, em resumo, é a essência dos serviços de saúde. “Às vezes a gente cuida tomando remédio, às vezes a gente cuida fazendo terapia, e às vezes a gente cuida brincando, se encontrando, jogando, essas olimpíadas são um pouco disso, vamos reconstruir os serviços de saúde mental no município e escrever uma história linda para o nosso futuro.”
A coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Luciane Kantorski, não escondia a satisfação de rever o evento. Ela garantiu a realização anual até 2028. “Voltaram para ficar”, afirmou. “Ninguém tem dúvida de que esporte é fonte de saúde, mas é também questão de acolhimento, atividade coletiva, integração, faz muito bem para a saúde mental e para a saúde em geral”, completou. Assim como o prefeito, Luciane defende que o retorno das Olimpíadas dos Caps celebra as conquistas da área ao longo de um ano sempre difícil, como costuma ser o primeiro ano de gestão. “Mesmo em um contexto de dificuldade, realizamos eventos, abrimos novas estruturas, chamamos profissionais concursados para recompor as equipes e para o ano que vem, até abril, pretendemos colocar o Capsi em funcionamento durante 24 horas”, anunciou
Delanira Duarte da Silva, usuária do Caps Zona Norte participa das Olimpíadas na modalidade caminhada
Os usuários dos Caps participaram de corrida de cem metros, revezamento com pneu, salto em distância, caminhada, cabo de guerra, futebol de sete e arremesso de peso. Delanira Barbosa Castilho, 58 anos, era uma das mais animadas em fazer bonito na prova de caminhada. Se sentia preparada para isso - todas as terças-feiras ela realiza atividades físicas no Caps Zona Norte, onde é usuária. A animação faz sentido. O convívio no Caps, para ela, é uma experiência que classifica como “maravilhosa”. Explica: “Sem o Caps eu estaria presa num manicômio.”
Moradora de rua por 22 anos, Clarice Eliane Duarte da Silva, 62, hoje está “dentro de uma casa”. Deve isso ao Caps - unidade do bairro Fragata, no caso. ”Minha vida foi reconstruída e o Caps tem tudo a ver com isso”, reconhece ela. Nesta olimpíada participaria das provas de arremesso de peso. Antes, fez questão de ser fotografada com o prefeito Fernando Marroni. “Faz muito pela gente dos Caps, é um bom prefeito”, justifica.
O prefeito Fernando Marroni e a usuária do Caps Fragata Clarice Eliane Duarte da Silva, 62 anos, 22 deles morando na rua. "Minha vida foi reconstruída graças ao Caps", diz
Também participaram da cerimônia de abertura da Olimpíadas dos Caps o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fabiano Ornel, o vereador e presidente da Comissão de Saúde do Legislativo municipal, Rafael Amaral, e o tenente-coronel Daniel Paschoal Zanini.
Notícias Relacionadas
UBS do Gruppelli retoma atendimentos nesta quarta-feira (17)
Saúde: um ano de prontidão para enfrentamento e respostas à população
Capsi atende em novo endereço a partir de segunda-feira (15)
Vacinação contra Influenza registra elevação de 57% em relação a 2024