
Município leva serviços públicos ao Residencial Montevideo
Aproximar serviços públicos dos moradores dos residenciais Buenos Aires e Montevideo, localizados na zona norte, é o que norteia o serviço da Prefeitura nesta semana, ao proporcionar o encaminhamento de demandas da comunidade no lugar onde residem. Nesta quinta-feira (2), equipe das secretarias de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) e de Assistência Social (SAS) esteve presente no Residencial Montevideo para promover a atividade, que atendeu cerca de 30 pessoas.
Moradores puderam encaminhar demandas diretamente à equipe da Prefeitura - Foto: Igor Sobral
Durante a tarde, os moradores puderam acessar serviços como orientações sobre programas assistenciais, Cadastro Único e Jovem Aprendiz. Além disso, também elencaram suas demandas e as encaminharam às respectivas secretarias. A atividade foi articulada durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) – ligado ao Pacto Pelotas pela Paz – na última quinta-feira (25).
GGI-M avalia Operação Hermanos e números da segurança pública
Estreitar relações
Na ocasião, as forças policiais da cidade e a Prefeitura avaliaram os resultados da Operação Hermanos, executada na terça (23), e discutiram formas de integrar novamente as comunidades dos condomínios aos serviços públicos. A ideia é que a ação ocorra quinzenalmente nos locais, a fim de possibilitar a identificação dos problemas da população e proporcionar a proximidade com outras secretarias, como de Saúde e Transporte e Trânsito.

Foto: Igor Sobral
“Na medida em que as demandas forem apontadas, vamos buscar o serviço referente para orientar a população. O objetivo é estreitar a relação da comunidade com a administração municipal”, explicou o diretor de Cadastro Sociohabitacional da SHRF, Dino Souza.
Em 2018, moradores dos conjuntos habitacionais participaram do Projeto Trabalho Técnico Social – previsto nos contratos entre prefeituras, agentes financeiros e governo federal, com vistas a tornar os condomínios mais autônomos e possibilitar alternativas de trabalho e renda para as famílias. Durante seis meses, a comunidade trabalhou temas como gestão condominial, patrimonial e comunitária.
Demanda encaminhada
Jaisara Bastos, residente há seis anos do Montevideo, foi uma das moradoras que aproveitou o serviço do Município nesta quinta. Em função dos compromissos diários, como cuidar dos filhos durante o dia e estudar à noite, a mulher afirma que a oportunidade de resolver uma demanda necessária bem perto de sua casa foi proveitosa.

Jaisara aprovou a iniciativa do Município - Foto: Igor Sobral
“É o melhor que poderia ter acontecido. Quando soube que a equipe estava aqui, vim na mesma hora. Achei ótimo. Poderia ter mais vezes”, ressaltou Jaisara, que encaminhou um serviço de assistência social para um dos filhos.