
Município adere à campanha nacional de combate à dengue
A Prefeitura de Pelotas fará mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta sexta-feira (1°) e sábado (2) na Santa Terezinha, bairro Três Vendas. Com apoio do Exército Brasileiro, o Município adere à mobilização nacional de reforço às ações de prevenção e eliminação dos focos, finalizando a atividade na segunda-feira (4), com a segunda edição do programa Bota-fora: Pelotas contra a Dengue, executada pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Até o momento, a cidade tem o total de 144 notificações de casos suspeitos de dengue, com 12 confirmados e 103 focos para o mosquito transmissor, sendo 48,5% em residências.
Moradores da Santa Terezinha receberão orientações de prevenção. Fotos: Michel Corvello
O Exército receberá a capacitação da SMS para realizar ações educativas de orientações de prevenção do mosquito transmissor da dengue, atendendo moradores na sexta-feira (1°), à tarde e, dia 2, das 8 às 12h. O trabalho prevê esclarecimentos à população sobre a importância de identificar possíveis criadouros do mosquito.
Após as orientações, os moradores da Santa Terezinha poderão colocar materiais de descarte em frente às residências, para recolhimento na segunda-feira (4), pelas equipes do programa Bota-fora: Pelotas Contra a Dengue, que fazem o recolhimento de excedentes e resíduos facilitadores para reprodução do mosquito, além dos inservíveis habituais acumulados nas moradias e pátios dos bairros, que normalmente são descartados nessas ocasiões.
Orientações para evitar a proliferação do mosquito
- Evitar o acúmulo de água, principalmente em recipientes como pneus, baldes, vasos de plantas e calhas.
- Realizar a limpeza de recipientes que ficam com a água parada, visando evitar que os ovos do mosquito fiquem depositados e eclodam posteriormente.
- Instalar telas em portas e janelas das residências, para funcionar como barreira de entrada do mosquito.
Confira os principais sintomas
- Febre alta (acima de 39º C)
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor muscular e nas articulações
- Fadiga
- Mal-estar
- Náuseas
- Manchas vermelhas pelo corpo
Em caso de suspeita, a população pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Notícias Relacionadas

Prefeitura vacina contra HPV no Ruas do Lazer

Vigilância Sanitária participa de capacitação para fiscalização do comércio de bebidas

Rede de Frio da Saúde recebe gerador para garantir conservação de vacinas

Vigilância Sanitária acompanha atividades de doceiras