
Melhorias tornam rua Dom Pedro II mais segura e confortável para pedestres e usuários de ônibus
Parte do projeto de requalificação, que inclui o Largo de Portugal e a avenida Saldanha Marinho, no Centro de Pelotas, as melhorias previstas para a Dom Pedro II estão quase concluídas e farão da rua uma das vias com maior acessibilidade para cadeirantes e com mais segurança e conforto para os pedestres e usuários de ônibus do município. O projeto da Prefeitura, sob gerência e fiscalização da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), é executado pela Construtora Pelotense, vencedora da licitação.
Fotos: Michel Corvello
No trecho entre as ruas Professor Araújo e Almirante Barroso foram colocados 10 novos abrigos de ônibus e, a pedido da prefeita Paula Mascarenhas — que acolheu a demanda de usuários do transporte coletivo —, os bancos de ferro foram trocados por outros de madeira porque, apesar de serem pintados com tinta especial, ainda esquentavam muito com o sol. Assim, os novos contratos já utilizam bancos de madeira, no mesmo padrão dos instalados no Calçadão da Andrade Neves, e cuja manutenção e reposição futura ficarão a cargo do projeto Mão de Obra Prisional (Mop), do Pacto Pelotas pela Paz, que confecciona bancos nesse padrão.
Acessibilidade e segurança
As melhorias na Dom Pedro II também incluíram pintura horizontal (faixas de pedestres, etc.) e alargamento de passeio público, em alguns trechos. Foram construídas 11 “orelhas” em esquinas onde as calçadas eram mais estreitas, com rampas e calçadas mais largas, que diminuem a distância entre os passeios e facilitam o deslocamento de cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também colocou 18 semáforos para pedestres com temporizadores, que tornam a travessia da via mais segura.
No final da Dom Pedro II, esquina com a rua Manduca Rodrigues (Supermercados Guanabara), está em andamento uma obra para melhorar o sistema de drenagem pluvial da área.
O projeto
Com um investimento de mais de R$ 2,3 milhões, recursos de origem federal com contrapartida municipal, as obras englobam uma série de melhorias no Largo de Portugal e na avenida Saldanha Marinho, entre as ruas Lobo da Costa e Dom Pedro II. A previsão é de que tudo seja concluído até setembro deste ano.