Convênio amplia vagas na rede pública diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Convênio amplia vagas na rede pública diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Por Roberto Ribeiro 29-07-2025 | 12:56:11
Tags: SUS, Vagas, Doenças respiratórias

Os leitos comprados pela Prefeitura na rede privada já estão em uso por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Na segunda-feira (28), as secretárias de Governo, Miriam Marroni, e de Saúde, Ângela Moreira Vitória, estiveram no hospital Clinicanp, área central de Pelotas. A instituição se habilitou ao edital de compra de leitos 01/2025, lançado pela Prefeitura após o chefe do Executivo, Fernando Marroni, decretar desde o dia 30 de maio situação de emergência de saúde pública no município diante do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Até o momento cinco leitos clínicos estão disponíveis. Não está descartada a ampliação do convênio, com oferta de novos leitos para atender a demanda.

Além de Míriam e Ângela, a visita foi acompanhada pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Júnior (PSD), e pelo presidente da Comissão de Saúde do Legislativo, vereador Rafael Amaral (Progressistas). O grupo conversou com funcionários do setor de saúde e assistência social do estabelecimento e visitou os pacientes, alguns de fora da cidade, que estão utilizando os leitos - disponibilizados à rede pública via convênio desde o dia 19 deste mês.

As secretárias Ângela Moreira Vitória (Saúde) e Miriam Marroni (Governo), com o presidente da Câmara, vereador Carlos Júnior (PSD), durante visita à Clinicanp na tarde de segunda-feira (28) (Fotos: Ricardo Bandar/Secom)

“Havia a necessidade de ampliar a oferta de vagas já que a emergência respiratória estava pressionando a oferta de leitos, principalmente de leito clínico”, disse a secretária Ângela Moreira Vitória.

A secretária de Governo enalteceu a união dos poderes Executivo e Legislativo na celebração do convênio, lembrando o papel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da orientação do prefeito Fernando Marroni, e o apoio da Câmara de Vereadores, especialmente Carlos Júnior e Rafael Amaral, que contribuíram para que o município pudesse acessar esses leitos. “Pelotas conseguiu contratar novos leitos para atender a demanda de H1N1 e infecções respiratórias, proporcionando um serviço de qualidade ao SUS”, afirmou.

O presidente da Comissão de Saúde do Legislativo é um entusiasta do convênio. Para Rafael Amaral, a parceria com a iniciativa privada celebra a criação do “SUS pelotense”. “Precisamos buscar mais recursos para manter um atendimento digno à população”, disse.

Notícias Relacionadas

Vacinação contra gripe atinge 45,47% do grupo prioritário em Pelotas

Vacinação contra gripe atinge 45,47% do grupo prioritário em Pelotas

Casos de dengue em Pelotas mantem estabilidade

Casos de dengue em Pelotas mantem estabilidade

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira

Nove UBSs funcionarão parcialmente na tarde desta sexta-feira

UBS levou serviços à população na Fenadoce

UBS levou serviços à população na Fenadoce