Khan Academy incentiva ensino da matemática nas escolas municipais
Nesse domingo (6) é comemorado o Dia Nacional da Matemática, instituído desde 2013. Em Pelotas, ferramentas como o Khan Academy, implantado pela Prefeitura em parceria com a Fundação Lemann, incentivam o aprendizado da disciplina.
A data marca o aniversário de Julio Cesar de Mello e Souza, conhecido pelo pseudônimo de Malba Tahan, professor e escritor brasileiro que contribuiu para a popularização da matemática, escrevendo diversos livros sobre didática e ensino da disciplina. “O homem que calculava” é um dos seus livros mais populares.
Khan Academy
O Khan Academy é uma plataforma de ensino gratuita utilizada em diversos países. No Brasil é a Fundação Lemann que dá assistência técnica para as escolas e instituições que aderem a essa metodologia. Em Pelotas ela é utilizada especificamente para o ensino de matemática nas escolas municipais.
Fotos: Marcel Ávila
As escolas piloto no projeto Khan Academy foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Francisco Caruccio e o Colégio Municipal Pelotense, que utilizam a ferramenta desde 2014. De lá para cá, foram implementadas mais 30 salas de informática com acesso à internet e a possibilidade de aulas com um aluno por computador, totalizando 32 escolas integrantes do projeto.
Cada educandário participante possui um professor de referência, ou seja, aquele que fica responsável pelo funcionamento do Khan Academy, auxiliando alunos e funcionários, bem como mantendo contato com a Fundação Lemann. Todos os professores recebem uma formação base para utilizar a metodologia de ensino corretamente e, periodicamente, participam de cursos de aperfeiçoamento.
Os estudantes possuem uma conta dentro do sistema Khan, que pode ser acessada de qualquer computador ou celular com internet, inclusive fora da escola. Os exercícios propostos pelo programa vão de acordo com a capacidade do aluno, e vão aumentando a complexidade conforme seu aprendizado. O professor, através de sua conta, acompanha o processo de aprendizagem da turma, identificando a situação individual dos discentes.
Na Emef Bibiano de Almeida, desde 2016 os alunos utilizam o programa durante as aulas de matemática.
“O Khan ajuda os estudantes que tem dificuldade em matemática e não tem condições de pagar um professor particular”, elogia Tales Almeida, aluno do sexto ano do Bibiano.
A professora de matemática da Emef Núcleo Habitacional Dunas, Vanessa Santos, complementa:
“A gente nota uma melhora na qualidade e quantidade de exercícios matemáticos feitos pelos alunos”.
Olimpíada Brasileira de Matemática
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), voltada para estudantes do 6º ano do ensino fundamental até 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e particulares, tem o intuito de incentivar o ensino da matemática, bem como identificar talentos espalhados pelo país.
Em 2018 a OBMEP está em sua 14ª edição. As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 5 de junho, em todas os educandários inscritos. Em Pelotas são 51, 26 desses da rede municipal:
- Colégio Municipal Pelotense
- EMEF Waldemar Denzer
- EMEF Afonso Vizeu
- EMEF Raphael Brusque
- EMEF Antônio Joaquim Dias
- EMEF Bibiano de Almeida
- EMEF Bruno Chaves
- EMEF Dom Francisco de Campos Barreto
- EMEF Dona Maria Joaquina
- EMEF Dr Brum de Azeredo
- EMEF Dr Joaquim Assumpção
- EMEF Ferreira Vianna
- EMEF Francisco Carúccio
- EMEF Frederico Ozanan
- EMEF Garibaldi
- EMEF Independência
- EMEF Jacob Brod
- EMEF Jeremias Fróes
- EMEF João da Silva Silveira
- EMEF João José de Abreu
- EMEF Mário Meneghetti
- EMEF Núcleo Habitacional Dunas
- EMEF Olavo Bilac
- EMEF Santa Teresinha
- EMEF Jornalista Deogar Soares
- EMEF Wilson Müller
- EMEF Almirante José Saldanha da Gama