
Emef Independência é destaque em plataforma do MEC
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Independência, da Rede Municipal de Ensino de Pelotas, recebeu destaque pelo Ministério da Educação (MEC), com o projeto de podcast Indepensou e Disse da escola, quarta-feira (10). O projeto foi uma das cinco iniciativas mais curtidas no aplicativo Clique Escola, plataforma do MEC que tem como objetivo aproximar escolas públicas de suas comunidades e valorizar práticas pedagógicas que promovam inovação, inclusão e colaboração.
Indepensou e Disse foi uma das cinco iniciativas mais curtidas no aplicativo Clique Escola do MEC. Fotos: Divulgação
Indepensou e Disse é um projeto da escola voltado para os estudantes do 5° ano B, com o intuito de dar voz às crianças. Orientada pelo professor Lenon dos Santos, a iniciativa trabalha temas como representatividade, escuta ativa e transformação social, podendo ser ouvido nas plataformas de streaming na web. No episódio Julho das Pretas: Pretas que Educam e Constroem a Escola, os estudantes entrevistaram mulheres que fazem a diferença na comunidade.
Para a diretora Cris Roveda, a proposta é uma experiência transformadora. "Cada episódio traz à tona reflexões importantes, valorizando a voz do estudante e ampliando as possibilidades de uma aprendizagem significativa. Mais do que escrever e falar, os alunos aprendem a ocupar espaços de autoria, reflexão e cidadania, fortalecendo também o vínculo entre escola e comunidade”, disse.
Sobre o Clique Escola
O Clique Escola é um aplicativo gratuito que visa incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade às principais informações educacionais e financeiras da escola, bem como notícias sobre educação, de forma a promover a compreensão e a transparência dos dados educacionais.
As iniciativas são divulgadas mensalmente pelo MEC. Diretores podem publicar seus projetos no aplicativo e mobilizar a comunidade para curtir e compartilhar.