Inscrições para oficina de direção teatral encerram hoje
Em alusão ao Dia Internacional do Teatro, comemorado nesta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) promove a oficina de Direção Teatral, com duração de 10 horas. As inscrições estão sendo feitas gratuitamente até hoje, 28, na administração do Theatro Sete de Abril que fica na rua 15 de Novembro, 560A, com Cátia Amaral. As aulas acontecem dias 29 e 30, das 13h30min às 18h30min no teatro.
A oficina é direcionada a diretores e coordenadores de teatro e dança, os quais deverão apresentar um breve currículo no momento da inscrição. Oferece 20 vagas e terá aulas de caráter teórico-prático, obedecendo ao cronograma que apresenta o seguinte conteúdo: texto, planejamento de um espetáculo, trabalho com equipe de criação, cenoplastia e ensaios de mesa, marcação, de narrativa, de personagem, de ações, ensaio de ritmo, técnico e geral.
De acordo com a titular da Secult, Beatriz Araujo, o principal objetivo da iniciativa é o de instrumentalizar o profissional capacitando-o ao processo de encenação a partir de uma narrativa convencional e incentivar a reflexão sobre o seu processo criativo.
Miriam Amaral
As aulas serão ministradas pela diretora e produtora teatral, Miriam Amaral. Graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998, já dirigiu vários espetáculos, dentre os quais se destacam Hamletmaschine, de Heiner Muller, Onde estão os meus óculos?, de Karl Valentin e New York, New York, de Marlene Streeruwitz. Dos espetáculos que produziu, destacam-se Trem-Bala e Almas Gêmeas, ambos de Martha Medeiros. Participou de um projeto de pesquisa de direção teatral, de cursos e seminários de dramaturgia, critica e peça radiofônica entre outros. Participou ainda, do Taller de la Escuela Internacionalde Teatro de la América latina y el Caribe, no México em 1996, além do Seminário Latino Americano em Berlim, no ano de 1994.
Notícias Relacionadas

Praça CEU das Artes exibe Mostra de Animação do Festival da Fronteira

Atividades culturais agitam o Centro Histórico na primeira semana do mês

Secult representa Pelotas no Encontro Nacional Dança é Política

Iphan ouve comunidade para formular políticas de preservação cultural