Promovido pela Funarte e FND, em Brasília, evento visa a construção coletiva de políticas públicas para a dança

Secult representa Pelotas no Encontro Nacional Dança é Política

Promovido pela Funarte e FND, em Brasília, evento visa a construção coletiva de políticas públicas para a dança
Por Joice Lima 02-09-2025 | 17:26:53
Tags: encontro , cultura , brasília , funarte , nacional , dança

O diretor de Manifestações Populares da Secretaria de Cultura (Secult), Daniel Amaro, está em Brasília representando Pelotas na etapa presencial do Encontro Nacional “Dança é Política”, que ocorre nesta terça e quarta-feira (2 e 3), no Instituto Federal de Brasília (IFB). Realizado em parceria pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), e o Fórum Nacional de Dança (FND), o evento reúne representantes da dança e do poder público para a construção coletiva de políticas públicas para a dança no Brasil.

“Nosso desafio em Pelotas, enquanto governo municipal, é conseguir que a classe da dança se habitue e participar dos editais. Sempre foram poucos os grupos de dança a se inscreverem e temos muita gente super competente na cidade, com trabalhos belíssimos que deviam ser mostrados ao público. Precisamos chamá-los e ajudá-los a montar projetos para que participem dos editais”, pondera o diretor Daniel Amaro. Bailarino e coreógrafo, Amaro entrou na área da dança com funk e carnaval, no final da década de 1970, e tem formação em dança contemporânea com Beatriz Kanaan.

Fotos: Divulgação/Secult

O Encontro é um espaço de diálogo, articulação e cooperação entre representantes da sociedade civil, artistas, pesquisadores, educadores, gestores públicos e parlamentares, que pretende colaborar na formação de proposições que subsidiem o desenho, os objetivos e o escopo de atuação do setor da dança, alinhados aos desafios contemporâneos.

São dois dias de mobilização, de troca e de construção coletiva com o objetivo de fortalecer a dança como campo artístico profissional e político do Brasil, reafirmando a importância da dança nas políticas culturais e para as artes no país, e contribuir com o debate setorial no âmbito da política nacional das artes. 

Diretor Daniel Amaro (à esq.) encontrou Nelson Triunfo, pioneiro do break no Brasil. Foto: Divulgação/Secult

Em 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, foi anunciada a criação da nova Diretoria de Dança da Funarte – antes, havia apenas a Diretoria de Artes Cênicas (Dacen), que incluía três coordenadorias: teatro, dança e circo; agora, cada um dos três setores contará com Diretoria específica. O Encontro pretende também alinhar e debater sobre a atuação da Diretoria de Dança da Funarte. 

Encontros virtuais  

A primeira etapa, realizada de forma virtual, ocorreu nos dias 18 e 25 de agosto e discutiu assuntos transversais relacionados a eixos complementares das políticas culturais, como a Política Nacional das Artes (PNA); o sistema federativo de fomento promovido pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB); e a estruturação sistêmica da cultura por meio do Sistema Nacional de Cultura (SNC). Agora, na etapa presencial, as mesas de debates, conferências e grupos de trabalhos temáticos buscam aprofundar as discussões, a fim de que essas contribuições se transformem em proposições estratégicas a serem encaminhadas à Funarte, de modo a subsidiar o desenvolvimento e a consolidação de políticas públicas para a dança no Brasil.

Notícias Relacionadas

Iphan ouve comunidade para formular políticas de preservação cultural

Iphan ouve comunidade para formular políticas de preservação cultural

Projeto de restauro da antiga sede do BB é entregue à Prefeitura

Projeto de restauro da antiga sede do BB é entregue à Prefeitura

Comunidade indígena do Rincão da Cruz compra materiais com recursos da Pnab

Comunidade indígena do Rincão da Cruz compra materiais com recursos da Pnab

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas

MinC afirma repasse e apoio permanente à Praça CEU das Artes do Dunas