Solenidade de tombamento aconteceu nesta quinta-feira com a presença da prefeita Paula Mascarenhas junto à programação da 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Igreja do Porto é tombada como patrimônio estadual

Solenidade de tombamento aconteceu nesta quinta-feira com a presença da prefeita Paula Mascarenhas junto à programação da 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Por Marina Amaral 02-02-2023 | 18:23:18
Tags: igreja do porto, tombamento, patrimônio estadual

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, conhecida como a Igreja do Porto, foi considerada patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2). A solenidade de tombamento do prédio, que ocorreu junto à programação da 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas.

Fundada em 1912, a igreja é patrimônio municipal desde fevereiro de 2020, mesmo ano em que, no mês de julho, um ciclone atingiu a cidade e, consequentemente, o prédio da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. Um mês depois, o processo de restauro teve início, a fim de salvar a estrutura. 

“A nossa fé vai segurar a Igreja do Porto e, em seguida, as políticas públicas e as pessoas que amam a cultura e essa terra vão fazer o que precisa ser feito para que esse patrimônio consiga voltar a resplandecer como merece”, defendeu Paula. 
Fotos: Rodrigo Chagas

A Portaria nº 03/2023, que tombou o prédio da igreja em sua configuração atual conforme o Parecer Técnico nº 001/2023 do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), foi assinada pela titular da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), Beatriz Araújo. 

“Esse tombamento envolve fé, história, arquitetura, arte, patrimônio cultural e, sobretudo, a união da comunidade pelotense com o propósito de preservar esse templo religioso”, afirmou a secretária. 

Também prestigiaram a cerimônia o secretário estadual de Sistemas Penais e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, os secretários municipais de Cultura, Paulo Pedrozo, de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Gilmar Bazanella, e de Educação e Desporto, Adriane Silveira, os diretores do Iphae, Renato Savoldi, e do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac, Eduardo Hahn, o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, a vice-reitora da UFPel, Úrsula da Silva, o arcebispo metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e o pároco Wilson Fernandes.

População pode contribuir com o restauro da Igreja do Porto

Com uma torre de 40 metros de altura, considerada por muitos anos o maior edifício em altura de Pelotas, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus guarda resquícios de transição entre as arquiteturas barroca e românica, conforme explicou o pároco Wilson Fernandes. O templo pertence ao marco histórico do Rio Grande do Sul enquanto vida eclesial, pois até 1910 o estado era uma grande diocese, e também para o município, já que foi criado em função da grande população que vivia no bairro Porto, com muitas indústrias. 

Foto: Rodrigo Chagas

O restauro do prédio está na sua segunda fase, de salvamento estrutural para mantê-lo em pé. A obra é dividida em mais três etapas, destinadas a devolver a beleza artística, com pinturas. A primeira, de escoramento provisório, já foi realizada. O tombamento, segundo Fernandes, possibilita a captação de recursos dos editais da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), para auxiliar no projeto de restauração, que ainda necessita de mais de R$ 1,44 milhão, dos R$ 2 milhões orçados. 

“Fazemos um apelo à comunidade de Pelotas. Se cada um contribuir com um pouco, vamos conseguir salvar esse patrimônio da nossa cidade e, agora, do Rio Grande do Sul”, disse o padre. Empresas podem contribuir com ICMS, e a comunidade pode adquirir uma rifa ou doar materiais, pelos telefones (53) 3222-3678 e 99703-3999.

Notícias Relacionadas

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Prefeitura e Cineplast firmam ordem de serviço da Caixa Cênica do Sete

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Futuro Criativo promove formação em produção cultural para jovens

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas traz música, feiras, festa julina e carnaval

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3

Semana de Pelotas leva cinema à Colônia Z3