Pelotas conhece as rainhas e princesas do Carnaval 2026
Milhares de pessoas acompanharam na madrugada deste domingo (7) o anúncio das Cortes do Carnaval 2026, no evento que teve início na noite de sábado (6) no Largo do Mercado Central. Nathaly Fernandes Soares, 21 anos, representando a banda carnavalesca Kibandaço, é a nova rainha da festa, enquanto Rebecca Dias, também de 21 anos, da banda Dona da Noite, foi escolhida rainha da Diversidade. O carnaval pelotense, depois de anos, voltará a ser realizado no verão, obedecendo ao calendário oficial da folia no país - de 14 a 17 de fevereiro do ano que vem.
Já coroada, a nova rainha do Carnaval 2026 Nathaly Fernandes Soares, 21 anos, da banda carnavalesca Kibandaço (Fotos: Volmer Perez/Secom)
“Foi uma noite que marcou nosso evento oficial, com muito samba no pé e com muita alegria, uma noite muito importante para o carnaval da nossa cidade. Pelotas respira carnaval, e sou muito grata a todas as pessoas que vieram ao Largo do Mercado nesta noite. O carnaval pelotense é uma festa genuinamente popular não só pela luta das entidades, mas pela população que prestigia o evento”, disse a prefeita em exercício Daniela Brizolara, a quem coube, minutos antes, anunciar os nomes das candidatas escolhidas para compor as cortes.
A noite também reservou espaço para a apresentação da nova marca da Prefeitura para a folia 2026, a cargo da equipe da Secretaria de Comunicação (Secom), show com o Grupo Aruanda e performances da banda carnavalesca Kibandaço e da escola de samba Império da Baixada.
Muito emocionada, Nathaly disse que o título de rainha do Carnaval tem um significado importante em sua vida pessoal. “Faz lembrar minha infância, que só via o carnaval de fora, distante, e minha vida é isso, eu só queria viver isso e finalmente estou conseguindo realizar este sonho maravilhoso”, disse ela.
Além de Nathaly, compõem a Corte do Carnaval 2026, como 1ª Princesa, Mikaéla da Silva Fernandes, da escola de samba Unidos do Fragata, e, como 2ª Princesa, representando a banda Explosão do Futuro, Ashley Oliveira.
“É realização de um sonho. Vivo o carnaval desde os meus dois anos, é um ciclo que se inicia através da minha drag [queen] Rebecca. A estreia dela foi no concurso, com as bênçãos da galera que me protege e do meu Deus todo-poderoso que me agraciou com esta coroa”, afirmou Rebecca Dias, que prometeu em seu reinado respeito “a todas que vieram antes de mim, garra, samba no pé e simpatia”, completou ela, graduanda do curso de Dança da UFPel. A Corte da Diversidade se completa com a 1ª princesa Luize Fonseca (banda Entre a Cruz e a Espada), e a 2ª Princesa, Mufasa Knwoles (banda Bonde dos Boloduchos).
A rainha da Corte da Diversidade, Rebecca Dias, 21, graduanda em Dança pela UFPel, e representante da banda carnavalesca Dona da Noite
Assecap e Liga
Entidades parceiras da Prefeitura na realização do Carnaval, com representantes em reuniões periódicas desde maio passado com a Secretaria de Cultura (Secult), a Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap) e Liga dos Blocos e Cordões Carnavalescos de Pelotas, marcaram presença na escolha das Cortes para o Carnaval 2026 - evento construído em conjunto com a Prefeitura. No papel de porta-voz da Assecap, o ex-presidente Edson Luís Planela disse que a entidade retomou o evento no Largo do Mercado em 2024 inspirada na primeira gestão do prefeito Fernando Marroni (2001-2004), quando o local foi escolhido por ser aberto e permitir o acesso a toda a população.
“É uma alegria imensa ver o [Largo do] Mercado Central tomado de forma aberta, democrática, com a beleza das nossas mulheres, em 2024 procuramos resgatar o projeto da primeira administração do prefeito Marroni, em trazer a festa da Corte para o Largo do Mercado, e agora, com o papel que a Prefeitura reivindicou na realização do Carnaval, vamos continuar de mãos juntas, com o carnaval de passarela, dos blocos, o carnaval da cidade - o carnaval de Pelotas resiste”, disse ele.
A presidente da Liga, Kitanji Nogueira, agradeceu a presença dos representantes das entidades carnavalescas, como também a Prefeitura e a Câmara de Vereadores e destacou que a festa da escolha das Cortes é sobre o poder feminino: “São as mulheres representando a cidade em toda as suas formas e grandiosidades, bem-vinda à nova Corte, muito fôlego e samba no pé que o nosso Carnaval vai longe, de janeiro a março com blocos desfilando em toda a cidade e o Carnaval de passarela em fevereiro.”
Rei Momo e as novas Cortes do Carnaval 2026 posam para a imagem ao fim da festa, que terminou na madrugada deste domingo (7), no Largo do Mercado Central
A expectativa para o Carnaval 2026 na cidade chegou até o público. A atendente de enfermagem Fabiane Flores elogiou a organização da festa e acredita que foi uma prévia de um evento promissor - para o público e para os carnavalescos. “Está valendo a pena, a festa está linda, com uma boa estrutura”, elogiou ela, ligada por afinidade sentimental às escolas General Telles e Ramiro Barcellos.
O professor de capoeira Rossano Araújo não poupou elogios: “Maravilhosa a festa, o clima, a energia, as candidatas.” Após vários anos radicado em Porto Alegre como professor de capoeira, aos poucos diz retomar a relação com o carnaval da cidade natal, onde participava ativamente como folião. “Vou curtir todos os dias, nos blocos e na passarela”, promete.
Rainhas e princesas
Corte do Carnaval
Rainha: Nathaly Fernandes Soares (banda Ki-bandaço)
1ª Princesa: Mikaéla da Silva Fernandes (escola de samba Unidos do Fragata)
2ª Princesa: Ashley Oliveira (banda Explosão do Futuro)
Corte da Diversidade
Rainha: Rebecca Dias (banda Dona da Noite)
1ª Princesa: Luize Fonseca (banda Entre a Cruz e a Espada)
2ª Princesa: Mufasa Knwoles (banda Bonde dos Boloduchos)