
Governo avalia uso de recursos para novos projetos
A prefeita Paula Mascarenhas se reuniu com a equipe de governo nesta sexta-feira (4) para avaliar o uso de recursos municipais a serem aplicados como contrapartida de novos projetos para Pelotas. Conforme levantamento prévio, os cofres do município poderão aportar cerca R$ 2,5 milhões para garantir investimentos nas áreas de infraestrutura, habitação, cultura e qualificação de espaços públicos.
Prefeita e Secretários reunidos. Fotos: Michel Corvello.
"A partir de agora, a Secretaria da Fazenda e as demais pastas começarão a fazer a programação para o planejamento do fluxo de caixa já do exercício de 2022 para garantir o cumprimento dos prazos e execução desses projetos que são extremamente importantes para o desenvolvimento da cidade", enfatizou a gestora.
De acordo com a previsão, por meio de iniciativas e programas Estaduais como o Pavimenta e o Avançar RS, estão previstas uma série de obras, algumas já em fase de licitação e outras em finalização dos projetos.
Obras previstas para os próximos meses
Novas unidades habitacionais
Construção de 250 unidades habitacionais por meio do projeto “A Casa é Sua” do governo do Estado. Essas unidades serão construídas na Estrada do Engenho, Vila Farroupilha e no Getúlio Vargas.
Projeto para construção de banheiros
A cidade também será contemplada com 200 módulos sanitários, equipados com pia, vaso sanitário e chuveiro, em diversos bairros da cidade, por meio do programa gaúcho “Nenhuma Casa sem Banheiro”, iniciativa que beneficiará famílias em vulnerabilidade social.
Pavimentação da avenida Cidade de Lisboa
Este projeto prevê a duplicação e a pavimentação da avenida Cidade de Lisboa, com blocos de concreto intertravados. A segunda pista será requalificada entre a BR-116 e a avenida Duque de Caxias.
Passarela entre o Barro Duro e o Santo Antônio/Valverde
O projeto contempla a construção de uma passarela de madeira à beira da Lagoa dos Patos que irá unir os balneários do Laranjal: Santo Antônio/Valverde ao Balneário dos Prazeres. Além da grande atração turística, a iniciativa irá permitir que os moradores possam usufruir de uma experiência inédita no modo de locomoção e lazer naquele local.
Parque Estrada do Engenho
Nesta proposta está prevista a recuperação de área degradada e criação de um parque de lazer localizado entre o Canal São Gonçalo e a estrada do Engenho, a cinco quilômetros do Centro da cidade. O projeto passou a ser viável depois de aprovada a pavimentação da estrada do Engenho, para o acesso à área, que atualmente está fora do contexto urbano.
Requalificação da Baronesa
O projeto vai contemplar novas estruturas destinadas à prática de esportes e o lazer. Estão previstas novas praças de esportes, seis quadras esportivas: quatro de areia, para a prática de vôlei e beach tênis, além de uma poliesportiva e uma de futebol society. Ainda haverá um novo playground, academia ao ar livre, criação e interligação das trilhas, novos caminhos e iluminação em led.
Museu da Cidade
O projeto prevê a criação de um museu junto ao Casarão 6 da Praça Coronel Pedro Osório. A obra será viabilizada por meio da iniciativa estadual “+Museus”, dentro do Programa Avançar na Cultura.