Pelotas conquista Selo Prata no Compromisso com a Alfabetização
Prêmio reconhece avanços na educação pelotense em 2025
A Prefeitura de Pelotas conquistou, em 2025, o Selo Prata do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação aos municípios que demonstram avanços consistentes nas políticas públicas voltadas à alfabetização das crianças. Em 2024, o selo concedido foi o bronze, um nível menor. O resultado da avaliação foi divulgado pelo Governo Federal na última segunda-feira (9).
O prefeito Fernando Marroni avalia que o resultado representa um salto qualitativo em relação à edição anterior, e evidencia o fortalecimento da política municipal de educação, o acerto nos investimentos contínuos na formação docente, no acompanhamento pedagógico e na articulação entre escola e comunidade. Marroni afirma que o prêmio só confirma o que a comunidade já sabe, que as professoras e professores estão comprometidos com a qualificação da educação, e que não medem esforços para que as crianças saiam da escola com plenas condições não apenas aprender a ler e escrever, mas de usar esse conhecimento para entender o mundo ao seu redor. “As professoras e professores ajudam a ampliar o mundo de cada criança que passa pela sua sala de aula, mostram novas possibilidades que só se constroem com a educação. Nós ficamos muito felizes com o selo porque é a prova de que estamos no caminho certo, de que Pelotas está conseguindo cumprir suas obrigações com as novas gerações”, avaliou o prefeito.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização integra as ações do Governo Federal voltadas ao fortalecimento da alfabetização em todo o país, e considera critérios como a organização das políticas de alfabetização, a formação continuada de professores, o acompanhamento das aprendizagens, o uso de avaliações diagnósticas e a implementação de estratégias pedagógicas voltadas à recomposição das aprendizagens.
Marroni diz que a evolução para o Selo Prata reflete o esforço coletivo das equipes escolares, dos professores e professoras alfabetizadoras e da Secretaria de Educação (SME) na qualificação do trabalho pedagógico. “A conquista do Selo Prata em 2025 consolida Pelotas em um novo patamar de qualidade, reafirmando o compromisso do município com uma educação pública inclusiva, equitativa e socialmente referenciada”, completa.
Foto: Volmer Perez