Clima favorece a produção da fruta e há perspectivas de uma boa safra

Expectativa para colheita de pêssego é de 36 mil toneladas neste ano

Clima favorece a produção da fruta e há perspectivas de uma boa safra
Por Tânia Magalhães 14-10-2025 | 13:23:31
Tags: eventos pêssego , produção

Enquanto são organizados os eventos que marcam, tradicionalmente, a safra do pêssego em Pelotas, cresce a expectativa, entre os produtores, consumidores e indústria, de uma produção dentro da normalidade nesta safra – cerca de 36 mil toneladas. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) da Prefeitura, que acompanha o processo de produção, junto com instituições técnicas e entidades associativas, informa que o município possui 3.097 hectares com pomares da fruta e mais 163 hectares irrigados. São 615 produtores.

Dados oficiais da Emater dão conta que 15% dos hectares cultivados com pessegueiros são de variedades de mesa. O restante é de produção para a indústria, que absorve 85% do total da safra. Pelotas mantém-se, historicamente, como município maior produtor de pêssego para a indústria nacional.  

Os pomares, neste ano, receberam as horas de frio necessárias no inverno (abaixo ou igual a 7,2 graus), que chegaram a superar em mais de 100 horas a média histórica. Também foram favorecidos pela não ocorrência de dias de temperaturas elevadas (28, 30 graus), que são realmente prejudiciais à cultura. Hoje, produtores encontram-se praticando a atividade de raleio nos pomares, que significa a retirada de frutos excedentes dos pessegueiros, para dar mais qualidade, tamanho e sabor aos que são preservados. Ainda segundo a Emater, não havendo precipitação de granizo, a safra não deverá registrar perdas e será considerada boa.

Festa Municipal

A Prefeitura, apoiadora da Festa Municipal do Pêssego, que será realizada dia 23 de novembro, organizada pela Comunidade São Pedro, Vila Nova, 7º distrito, e Esporte Clube Vila Nova, informa que os preparativos estão adiantados.  

“Os organizadores do evento já estão com a programação definida para atrair público de todas as idades, tanto da zona rural como urbana. A Festa no interior do município – Vila Nova, 7º distrito – é uma grande oportunidade de aproximação do campo e da cidade. Estimulamos esse encontro e aproveitamos para divulgar o reconhecido potencial produtivo de Pelotas em relação à cultura do pêssego. Na época da safra, realizamos a Feira Municipal, com venda direta da fruta e derivados, em bancas no Centro e bairros, valorizando o produtor e beneficiando o consumidor com qualidade”, observa a chefe do setor de Apoio à Agricultura Familiar da SDR, Rejane Jorge.

A Festa Municipal é parte integrante da Quinzena do Pêssego, assim como a abertura oficial da colheita e a Feira Municipal. A 12ª Quinzena está com o período ainda por ser definido pelos organizadores.

Programação da Festa

- Ingresso – R$ 10,00

- Estacionamento - gratuito

- 10h30min – missa

- 11h30min – almoço

- 13h – abertura oficial

- 14h – Banda Diplomata

- 14h30min – café colonial, R$ 40,00

- 15h – interação Grupo Tholl

- 15h – banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Silva Silveira

- 16h – concurso do pêssego

- 18h – desfile das candidatas à corte do pêssego 2025

- 18h45min – apresentação do Centro Cultural Nativista Raízes da Tradição

- 19h – resultado da escolha da corte do pêssego

- 19h30min – banda Hawai

Notícias Relacionadas

Prefeitura dá a largada ao mutirão Rota do Pêssego

Prefeitura dá a largada ao mutirão Rota do Pêssego

Festa do Morango terá o maior Pavilhão de Agricultura Familiar da Zona Sul

Festa do Morango terá o maior Pavilhão de Agricultura Familiar da Zona Sul

Prefeitura anuncia mutirão Rota do Pêssego

Prefeitura anuncia mutirão Rota do Pêssego

Feira do Morango comercializa quase três toneladas em dez dias

Feira do Morango comercializa quase três toneladas em dez dias