Embrapa Clima Temperado comemora 25 anos de fundação
A Embrapa Clima Temperado (ECT), localizada na BR-392 KM 78, passou a manhã desta sexta-feira (6) em festividade comemorativa aos 25 anos daquele centro. Pelotas foi citada nos discursos como grande parceira da Empresa e como colaboradora para o desenvolvimento da pesquisa pública.
Foto: Janine Tomberg
“É um dia de festa para a pesquisa; dia do jubileu de prata da Embrapa Clima Temperado. No Rio Grande do Sul, só há quatro cidades com centros da Empresa e Pelotas é uma delas. Isso nos traz um grande orgulho”, disse o vice-prefeito Idemar Barz, representando a prefeita Paula Mascarenhas na solenidade.
O chefe geral da ECT, Clênio Pilon, salientou que a Embrapa não fez a revolução no campo sozinha. Junto com parceiros, promoveu transformações e apresenta soluções tecnológicas e boas práticas agrícolas.
Pilon agradeceu, de forma especial, a todos que ajudaram a construir a história da unidade. Emocionado, referiu-se com reconhecimento à contribuição dos colegas e das chefias que o antecederam.
Fotos: Janine Tomberg
O presidente da Emater-RS, Iberê de Mesquita Orsi, destacou a importância das parcerias e disse que Pelotas tem sido exemplo – inclusive de gestão. Reportou-se à extensão rural, criada na década de 70, e à evolução em tecnologia, assistência técnica e dignidade proporcionada ao agricultor familiar, através da pesquisa e da extensão.
O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, comentou que a história da Embrapa se confunde com a da Universidade e tem sido uma das suas principais parceiras. Hallal falou em agricultura familiar e no papel da Empresa, cuja pesquisa desenvolvida muda a vida das pessoas. Destacou o espírito de coletividade comum entre os embrapianos.
Barz citou, como exemplo de parceria, a grande aproximação entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Embrapa. Registrou o carinho, o respeito e o reconhecimento do Município com a instituição.
Foram entregues certificados em homenagem a servidores com 10, 20, 35 e 40 anos na Empresa e placas a parceiros com atuação junto à agenda institucional e à pesquisa, entre os quais a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), com o presidente, prefeito de São Lourenço, Rudinei Harter, presente na cerimônia.
Foi lançado o livro Morangueiro, editado pelos pesquisadores José Ernani Schwengber, Carlos Reisser Júnior e Luís Eduardo Antunes, construído com cooperação de organização sul-coreana. O vice-prefeito ganhou um exemplar.