Educadores participam de capacitação em primeiros socorros
Mais uma etapa do 7º encontro da formação em primeiros socorros na educação infantil, destinada aos educadores das escolas municipais, estaduais, particulares e assistenciais de Pelotas, ocorreu nesta sexta-feira (28), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Participaram mais de 40 profissionais, entre professores, auxiliares, coordenadores e orientadores educacionais, que serão replicadores das técnicas em seus educandários.
Fotos: Marcel Ávila
A capacitação foi ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros, Gerson Luis Castro da Silva, que no mês de agosto também apresentou o curso a outros 80 profissionais da área da educação. Pela importância do tema e o número de dúvidas geradas no encontro anterior, surgiu a oportunidade de dar continuidade a capacitação.
O sargento abordou a identificação dos fatores de risco e a necessidade de observar os ambientes que podem ser potenciais causadores de acidentes. Gerson destacou que antes de prestar atendimento, é importante evitar tornar-se uma vítima.
“Mais importante do que conhecer as práticas em primeiros socorros, é saber como prevenir. A identificação dos fatores de risco e a mudança de comportamentos pode salvar vidas”, destacou o bombeiro.
Iniciativa
A supervisora da Smed, Alicéia Ceciliano, foi uma das idealizadoras da atividade, acompanhada pelas colegas Gisele Oliveira e Fernanda Santos. Ela contou que o curso veio por demanda dos próprios educadores, que sentiam a necessidade de uma capacitação para qualificar o atendimento aos alunos. A diretora de Ensino da Smed, Loreni Peverada, também ressaltou isso em sua fala e lembrou que os participantes podem replicar o que aprenderam.
“O nosso papel é multiplicar o conhecimento, por isso vocês estão aqui para aprender e levar aos colegas”, disso Loreni.
Preocupação com o cotidiano do educandário foi justamente o que motivou a participação de Eliane Gasso, professora do Instituto Lar de Jesus. Ela afirmou nunca ter tido nenhuma situação de risco em sua escola, mas que quer estar preparada pois acidentes podem ocorrer, principalmente com crianças.