Domicilio Tributário Eletrônico simplifica serviços ao contribuinte

DTE é uma facilidade aos pelotenses

Domicilio Tributário Eletrônico simplifica serviços ao contribuinte
Por Jean Pierre Knepper - MTb/RS 20832 12-09-2025 | 11:47:47
Tags:

O Domicílio Tributário Eletrônico (DTE), instituído pela Lei Municipal nº 6865/2020, estreita a relação entre o contribuinte pelotense e a Secretaria da Fazenda, oferecendo um canal de comunicação direto, seguro e eficiente. Por meio do sistema, o cidadão pode acessar informações, solicitar guias de pagamento, certidões, demonstrativos e efetuar alterações de titularidade. É importante destacar que, para realizar atualização cadastral, solicitações, renovações e pedidos de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes ao exercício de 2026, é necessário estar cadastrado no sistema ASTEN, utilizado pela Prefeitura, e no DTE, por onde serão enviadas as informações sobre o deferimento ou indeferimento do processo. Outra possibilidade avaliada pela SMF é oferecer descontos no IPTU para os contribuintes cadastrados.

Para aderir, o contribuinte deve acessar o site www.pelotas.com.br/fazenda e entrar no menu Domicílio Tributário Eletrônico (DTE). O acesso é feito por meio do sistema ASTEN, que exige login ou cadastro. Ao acessar a plataforma, o sistema identifica se o contribuinte já aderiu ao DTE e, caso ainda não tenha feito isso, exibe um formulário com os dados cadastrais e todas as inscrições vinculadas ao CPF do usuário.

Na primeira etapa, é necessário revisar e atualizar os dados pessoais, especialmente o endereço de e-mail principal. A atualização exige a validação do novo e-mail por meio de um código enviado ao endereço informado.

Em seguida, o contribuinte deve conferir os dados referentes às inscrições imobiliárias associadas ao seu CPF. Caso faltem imóveis ou haja registros incorretos, como propriedades que já foram vendidas ou vínculos errados, o usuário pode solicitar correção por meio do serviço de Averbação de Nome, disponível no menu Serviços da própria plataforma.

A etapa seguinte é a verificação das inscrições econômicas, ou seja, os registros de empresas com as quais o contribuinte possui vínculo como administrador, contador ou funcionário. Caso alguma empresa esteja ausente da lista, o usuário deve entrar em contato com a Prefeitura ou solicitar que o responsável legal da empresa o adicione como responsável no sistema. Também é possível verificar os imóveis pertencentes às empresas das quais o contribuinte é responsável. O sistema exibe a razão social da empresa, o tipo de vínculo com a inscrição econômica e os dados do imóvel relacionado.

Ao final do processo, basta clicar em “Confirmar Adesão” para finalizar. A adesão ao DTE, no entanto, é obrigatória às pessoas jurídicas.

O DTE visa modernizar a comunicação entre a Prefeitura e os cidadãos, oferecendo um canal oficial eletrônico para envio de notificações, intimações e demais informações fiscais.

Notícias Relacionadas

Cinco pelotenses foram sorteados no Nota Fiscal Gaúcha

Cinco pelotenses foram sorteados no Nota Fiscal Gaúcha

Contribuintes têm até 30 de setembro para solicitar isenção do IPTU

Contribuintes têm até 30 de setembro para solicitar isenção do IPTU

Nota Legal Pelotense tem novo sorteio

Nota Legal Pelotense tem novo sorteio

Pelotenses são sorteados no Nota Fiscal Gaúcha

Pelotenses são sorteados no Nota Fiscal Gaúcha