Dicas de saúde - Combate aos ratos

Por Divulgação 08-02-2006 | 00:00:00
Tags:

Os ratos causam doenças, destroem alimentos, roem roupas, madeiras e tudo que encontram, sendo o lixo e restos de comida seus alimentos preferidos. Portanto, a população de roedores em uma área depende da presença de alimento, água e abrigo.

Elimine as fontes para proliferação de ratos através de medidas práticas, tais como: *acondicionar o lixo em latas ou sacos bem fechados. Pouco antes da coleta, colocá-lo em local elevado, fora do alcance de animais. * evitar o acúmulo de objetos inúteis e entulho no pátio. Manter terrenos baldios e margens dos córregos sempre limpos e nunca jogar lixo na rua, em terrenos baldios, riachos ou valos. * conservar caixa d’água, ralos e vasos sanitários bem fechados, com tampas pesadas. * após a alimentação de cães e gatos, retirar o que restou do vasilhame e lavá-lo.

Leptospirose
A leptospirose é uma doença grave transmitida pela urina dos animais, principalmente do rato, que ataca os homens e os animais, causa vários sintomas e pode levar à morte. Seus sintomas são febre alta e calafrios, dores musculares, principalmente na barriga da perna, dor de cabeça forte, cansaço e fraqueza.

A doença é transmitida quando o homem entra em contato com a água ou lama contaminadas pela urina do rato, podendo ocorrer durante a limpeza de estábulo, na agricultura ou jardinagem, em pescarias, nadando em rios, trabalhando em esgotos ou em enchentes. Para evitar contágio use luvas e botas, que podem ser substituídas por sacolas plásticas bem amarradas, combata o rato, não acumule entulhos em residências ou terrenos e dê destino adequado ao lixo. Limpe e desinfete sua casa após enchentes. Para um balde de 10 litros de água, adicione duas xícaras de água sanitária.

O exame dos casos suspeitos é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde, basta apresentar a requisição médica - SUS ou particular - na Secretaria Municipal de Saúde, na rua Lobo da Costa, 1774.

Legislação
Toda a comunidade é responsável pelo controle de roedores, conforme lei estadual 6.503/72, decreto 23.430/74. Toda população é responsável pelo lixo que produz, lei 9.921/93, decreto 38.356/98. O lixo do estabelecimento industrial, comercial e de serviço é de responsabilidade do seu gerador, lei 9.921/93, decreto 38.356/98. Estabelecimentos que trabalham com alimentos - comércio, indústria e serviços - devem ter plano de manejo de lixo e programa de controle de roedores, portaria municipal 02/98, da Secretaria Municipal de Saúde.

Notícias Relacionadas

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp