
‘Dia D’ de inclusão profissional da pessoa com deficiência é um sucesso
Ação promovida nesta sexta-feira (23), em alusão a 20ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, encaminhou mais de 60 pessoas com deficiência (PCD) para o mercado de trabalho em Pelotas. A iniciativa do Sine/Pelotas, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social (SAS), e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (Comdes), reuniu dentro do órgão empresas interessadas em contratar PCDs, caso da Brascon, Arrozeira Pelotas, Havan, Camil e do Atacadão.
Intérprete de libras ajudou na comunicação entre os cidadãos - Fotos: Igor Sobral
Segundo a analista de Recursos Humanos do Atacadão, Vanessa Piske, nem sempre é fácil encontrar profissionais PCDs para preencher as vagas disponíveis. “São perfis específicos, para os quais nem sempre temos vagas. Mas nos esforçamos para integrar e acolher as pessoas com deficiência, queremos incluí-las em nossos quadros.” Atualmente, dos 200 colaboradores da empresa atacadista, seis têm algum tipo de deficiência. “Queremos contratar mais, por isso participamos da ação do Sine”, afirmou.
Conforme o coordenador do Sine, Glauber Burkle, sempre há oportunidades destinadas às pessoas com deficiência. “O mercado tem aberto espaço a esse público. Essa ação visa justamente mostrar isso, que há vagas.”
O estoquista Vagner Rodrigues, 40 anos, foi até o Sine em busca de uma chance de emprego, após muito tempo desempregado. “Às vezes, eles têm medo de contratar pessoa com deficiência, mas a gente é capaz de fazer e produzir, só precisamos ter oportunidade para mostrar isso.”
Leia mais
20ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começa com festa no Mercado
Libras
Durante todo o dia, quem procurou o Sine encontrou à disposição a intérprete de libras Ana Terra, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed). Voluntariamente, ela decidiu contribuir com a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência ajudando os funcionários do Sine e as pessoas com deficiência auditiva na comunicação.