
Prevenção ao trabalho infantil ganha nova apresentação
Representantes das secretarias de Assistência Social (SAS) e de Educação (SME) se reuniram, na manhã desta terça-feira (16), para apresentar uma nova forma de enfrentar o trabalho infantil. O trabalho de prevenção, nas escolas, será retomado no dia 29, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Alberto Rosa, no Corrientes, 6º distrito de Pelotas.
No primeiro semestre, a parceria entre as duas secretarias reuniu 1.348 estudantes de 23 escolas de ensino fundamental da cidade, em rodas de conversa sobre o tema. Durante o segundo semestre, as visitas serão quinzenais em escolas da zona rural de Pelotas, que levará a professoras e estudantes do terceiro ao quinto ano do ensino fundamental, a discussão do tema de maneira lúdica – com teatro, música e brincadeiras.
Fotos: Alessandra Meirelles
A assistente social e referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da SAS, Andreia de Souza, explica que o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) I, atende crianças e adolescentes que foram submetidas a trabalho infantil, e seus responsáveis recebem apoio e orientação para que as crianças “superem a condição de risco e desproteção”, e tenham melhores condições de desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional. Ela afirma que muitas famílias não acreditam que o trabalho possa prejudicar o desenvolvimento das crianças, pois também foram criados dessa forma, ou que faz bem trabalhar desde cedo Essas pessoas podem buscar apoio nos Creas – pessoalmente, por telefone, ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp – de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os assistentes sociais e psicólogos da rede estão à disposição para conversar com as famílias que tiverem dúvidas sobre o que crianças podem ou não fazer, de forma que tenham seus direitos garantidos.
A pedagoga Adriane Gerber explica que a comunicação com crianças precisa ser lúdica, e que o plano é levar, de forma divertida, a conscientização de que criança tem que brincar, e não trabalhar.
Tens dúvidas, ou precisas de apoio pra sair do trabalho infantil? Procura um Creas!
Creas I
Rua Barão de Itamaracá, 690, Cruzeiro
Telefone/WhatsApp: (53) 3199-8821
Creas Osório
Rua 4, n° 18, Loteamento Osório
Telefone/WhatsApp: (53) 3199-8852