
Desfile Farroupilha reúne milhares de pessoas na avenida Bento Gonçalves
O Desfile Farroupilha ocorreu na manhã deste sábado (20), reunindo milhares de pessoas na avenida Bento Gonçalves para celebrar a cultura tradicionalista do Estado e o início da Revolução Farroupilha (1935). Com a participação da 26° Região Tradicionalista (RT) e instituições civis e militares, mais de mil pessoas marcaram presença na marcha comemorativa, somando 42 viaturas conduzidas por entidades como o Corpo de Bombeiros Militar, 4° Batalhão da Polícia Militar e o 5° Batalhão de Polícia de Choque. A programação foi elaborada pela comunidade tradicionalista e pela Prefeitura, contando com a participação de mais de dez Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), com apoio da Brigada Militar.

O prefeito Fernando Marroni, entre a vice-prefeita Daniela Brizolara e a secretária de Governo, Miriam Marroni, no desfile do 20 de Setembro na manhã deste sábado (20) na avenida Bento Gonçalves (Fotos: Volmer Perez/Secom)
Às 9h ocorreu o acendimento da centelha da Chama Crioula, no Altar da Pátria, seguindo para a revista da tropa e, na sequência, o desfile.
"Feliz do povo que tem uma data para marcar sua identidade. Os ideais farroupilhas precisam ser cada vez mais reafirmados: liberdade, fraternidade e justiça. Tivemos uma festa linda e, para o ano que vem, vamos organizar um grande acampamento, estimulando cada vez mais nossas raízes", declarou o chefe do Executivo, Fernando Marroni.
Este ano os Festejos Farroupilhas tiveram como tema Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa. O patrono foi Mário Barboza de Mattos, pelotense renomado, com uma carreira de engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico, que trouxe grandes contribuições para a cultura do Rio Grande do Sul.

Crianças desfilam na avenida Bento Gonçalves na manhã deste sábado (20) pelos Festejos Farroupilhas
Após a finalização do desfile foi realizado o encerramento dos Festejos Farroupilhas, com o descerramento das bandeiras e a extinção da chama. As atividades deste sábado reforçam o valor dos festejos para a cultura e tradição local, celebrando as raízes gaúchas. “O desfile é de extrema importância para o gaúcho por celebrar o início da Revolução Farroupilha e seus ideais de liberdade, humanidade e igualdade, expressando o orgulho de pertencer a essa tradição”, afirmou o coordenador da 26° RT, Marcio Adir Corrêa.
Participaram os secretários Geral de Governo, Miriam Marroni, de Turismo, Danilo Rodrigues, de Esporte e Lazer, Fabiano Ornel, de Segurança, Márcio Medeiros, e de Transporte e Trânsito, Claudio Montanelli.