Coordenadora do PIM entrega Plano Estadual à secretária de Governo
Na tarde desta quinta-feira (6), no Paço Municipal, a coordenadora do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Pelotas, enfermeira Vanessa Pedroso, fez a entrega do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi) do Estado do Rio Grande do Sul à secretária de Governo, Miriam Marroni. Embora o PIM, uma iniciativa do governo estadual para garantir os direitos e o pleno desenvolvimento de gestantes e crianças de 0 a 6 anos, exista há 20 anos, o Pepi, elaborado com a participação de diversos órgãos e da sociedade civil para orientar políticas públicas de saúde, educação, nutrição e proteção, deve vigorar de 2025 a 2035.
Fotos: Ricardo Bandar/Secom
Miriam e Vanessa conversaram sobre desafios enfrentados pelo Programa que busca desenvolver as habilidades da criança com o acompanhamento da família, e possíveis alternativas para enfrentá-los.
O PIM de Pelotas conta com 80 visitadores e oito supervisores para dar assistência a 1.280 famílias ao mês. Cada visitador - bolsitas das áreas da Saúde, Educação e Serviço Social - recebe uma formação de 60 horas e acompanha 20 famílias por semana. A bolsa é de um ano, mas pode ser prorrogada por mais um. A Lei Municipal nº 5.195/2005 rege o PIM no município.
O PIM Pelotas completará 20 anos em março de 2026. O credenciamento do município para se integrar ao programa estadual ocorreu na primeira gestão do Prefeito Marroni, em 2004.