Começa a duplicação da Juscelino Kubitschek
Após quase 30 anos, a avenida Juscelino Kubitschek terá sua duplicação concluída. O Projeto Pelotas Pólo do Sul, iniciou na manhã de hoje (10) as obras de pavimentação da segunda pista da avenida que liga a zona do Porto à zona norte da cidade. As máquinas do Consórcio SPP – formada pela empresas SBS, Construtora Pelotense e Pedra Sul, começaram a preparação da via para a colocação da base de sustentação. A previsão é de que a primeira etapa esteja concluída em até 30 dias.
A duplicação foi iniciada pelo trecho de 260 metros entre a avenida Domingos de Almeida e rua Rafael Pinto Bandeira. A via tem nove metros de largura e as primeiras intervenções são para regularizar o desenho da pista e preparar para a colocação da base. Antes da camada de cinco centímetros de Concreto Betuminoso Usinado Quente (CBUQ), a sustentação será feita por 30 centímetros de duas camadas de brita um, dois e pó de pedra.
“Nesta primeira parte não precisa de muita escavação apenas para a construção a base, e se o tempo nos ajudar nossa projeção é de no máximo em um mês colocarmos o asfalto nesta primeira parte”, disse o encarregado geral da obras, Paulo Renato Konflanz.
Para quem mora e trabalha em frente ao local, como o dono de uma oficina mecânica, Paulo Silveira, é um novo momento para o desenvolvimento daquela região da cidade. “Vai melhorar muito pra todos. A tendência é esta, principalmente para nós. O acesso aqui ao meu estabelecimento era muito restrito e agora ficará mais facilitado”, comentou otimista, o empreendedor que se instalou no local há cinco meses.
História
As primeiras obras de pavimentação daquela avenida datam do final da década de 70, início dos anos 80, no primeiro mandato do prefeito Irajá Rodrigues (PMDB), dentro do projeto Centros Urbanos de Recuperação Acelerada (Cura). Depois quase 30 anos a obra será concluída.
A próxima etapa vai da Rafael Pinto Bandeira até a rua Padre Anchieta, e na seqüência as obras passam para o lado esquerdo da pista até o encontro com a avenida República do Líbano. Toda a extensão também ganhará meio-fio.