Cidadania forma convênios com Ongs para geração de renda
A Secretaria Municipal de Cidadania está recebendo inscrições de instituições não governamentais que queiram desenvolver atividades através do programa Ações Sócio-educativas de Apoio à Família, Asef. O programa, segundo a secretária da SMC, Sandra Castilho, pretende oferecer cursos profissionalizantes para 2.636 famílias, preparando-as para o mercado de trabalho.
Conforme Sandra, serão beneficiadas famílias em situação de exclusão que possuem, sob sua responsabilidade, crianças de zero a seis anos vivendo em situação de vulnerabilidade social ou extremo risco, como famílias de detentos, ex-detentos, com membros portadores do vírus HIV/Aids, famílias sem teto, sem terra, vivendo em assentamentos, vítimas de enchentes ou secas, entre outras situações.
Para a execução do convênio com a SMC, a instituição receberá R$ 12,00 mensais por família atendida, de acordo com a efetiva comprovação através do relatório de atendimento. Os convênios terão duração de um ano, tendo acompanhamento e supervisão de assistentes sociais. Terão prioridade, porém não exclusividade, as ações direcionadas às famílias moradoras na Guabiroba, Simões Lopes, Getúlio Vargas, Lindóia, Vila Castilho, Navegantes e Porto.
As entidades interessadas devem comparecer no Departamento de Planejamento e Assessoria da Secretaria de Cidadania, na rua Marechal Deodoro, 404, das 8h30min às 18h, para assinatura do termo de adesão ao programa, em duas vias.
Como forma de incentivo a atividades para geração de renda serão oferecidos cursos como cabeleireiro, manicure, trabalhador doméstico, confecção de bijuterias, pintura em tecido e artesanatos.