Carreta da Saúde começa a atender pacientes da fila de espera
Iniciou-se, efetivamente, na manhã desta terça-feira (28), o atendimento na Carreta da Saúde, instalada no Largo de Portugal, a pacientes de Pelotas e Zona Sul, que se encontram na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), à espera de consultas e exames relacionados à saúde da mulher neste Outubro Rosa. A unidade móvel do Ministério da Saúde, programa Agora tem Especialistas, conta com infraestrutura e equipe capazes de atender até 50 pacientes por dia.
Equipe mantém contato telefônico com pacientes - Fotos: Janine Tomberg
Equipe da Carreta está com dificuldades para ser atendida, por telefone, pelas mulheres com quem tem tentado contato. Muitas não atendem a ligação, por ter trocado de número, não conhecer a procedência da chamada ou outros motivos. A Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta sobre a importância do atendimento ao contato telefônico, que é o meio de agendamento de data e hora para as pacientes serem recebidas para os procedimentos – consultas e exames.
Carreta tem instalações para consultas e exames - Fotos: Janine Tomberg
De acordo com a supervisora de unidade móvel do programa Agora tem Especialistas, Bruna Almeida, a Carreta da Saúde tem capacidade de concretizar 1.520 procedimentos em mulheres no período que permanecer em Pelotas. Mesmo que a paciente aguarde pela consulta ou exame há muito tempo, é indispensável que atenda às chamadas do telefone. O objetivo da Carreta é zerar as filas de espera por consultas e exames.
A Carreta da Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h. Não está aberta para livre demanda. É preciso aguardar o contato para ser atendida. É importante a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da paciente ter seus dados atualizados para enviar à Regulação da SMS. É desse setor que parte a lista de espera para a equipe federal entrar em contato.