Caps Baronesa muda de endereço
A partir de hoje (15), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) Baronesa passa a funcionar na rua Otacílio Câmara, 404, esquina com a Barros Cassal (rua do Banrisul), a uma quadra da avenida Domingos de Almeida. Em funcionamento desde 2001, o CAPs atende a zona do Areal e Praias (balneários do Laranjal). “A nova sede é mais ensolarada e aconchegante”, comemora a coordenadora da Saúde Mental do Município, Raquel Gehrke. Ela avisa que durante alguns dias o local estará sem telefone, até que a linha seja ligada, e será mantido o mesmo número: 3228-3800.
Além do atendimento médico, o CAPs Baronesa realiza atividades em música, artes e práticas esportivas, entre outras. Coordenado pela assistente social Maria do Carmo Rochedo, o Centro tem uma equipe de profissionais formada por psicólogos, psiquiatra, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, assistente social, técnicos em arte, música e educação física, além de recepcionistas, serventes e merendeiras. Antes, o CAPs ficava atrás do Parque da Baronesa, na rua Alcides Torres Diniz.
Os Centros de Atenção Psicossocial são unidades que atendem diariamente portadores de sofrimento psíquico grave. Constituem uma alternativa aos hospitais psiquiátricos, em geral caracterizados por regimes de longa permanência e isolamento do paciente – os CAPS permitem que os pacientes permaneçam junto às suas famílias e no convívio com a comunidade. Na zona urbana de Pelotas, existem sete CAPs: Baronesa, Fragata, Porto, Castelo, Zona Norte, Centro-Escola e AD (Álcool e Drogas).