
Camelato e João Bento recebem visita de gestores municipais
Cumprindo roteiro de visitas de acompanhamento às atividades dos empreendimentos rurais, equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) esteve, nesta semana, nas agroindústrias de vinhos localizadas no Rincão da Cruz, 8º distrito. Camelato e João Bento, empresas registradas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), receberam apoio e participação do Município e da Emater para encaminhamento da regularização.
Jordão Camelato segue com a produção de uvas e vinhos nas terras da família – adquiridas por seu avô, imigrante italiano, quando chegou na região do 8º distrito, Rincão da Cruz, no século XIX. Os parreirais das variedades Niágara, Bordô e Pinot produzem uvas para fabricação de 12 a 15 mil litros por ano.
Vinhos Camelato e João Bento são de mesa e abastecem mercado local – Fotos: Divulgação/SDR
João Bento não é produtor de uvas e adquire a fruta de fornecedores para fabricação dos vinhos – de 50 a 60 mil litros por ano. Para diversificar a produção de bebidas, a família está entrando na área da cerveja artesanal.
“Considero as duas agroindústrias como exemplos de empreendimentos na zona rural. As cantinas são bem estruturadas para produção de vinho de mesa em volume razoável, que garante rentabilidade de acordo com a expectativa”, comentou o secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, em visita aos locais.
Seidel lembra que a SDR e a Emater tiveram participação decisiva no processo de regularização das duas agroindústrias, além de elaborar projeto de melhorias das instalações.
As vinícolas Camelato e João Bento, além vender em diversos pontos no mercado, também comercializam seus vinhos nas próprias sedes na zona rural. Visitantes são recebidos e acompanhados para conhecer as instalações, onde podem adquirir as bebidas produzidas.