
Calçadão: quatro ambulantes e uma revistaria por quadra
A localização dos futuros pontos de atividades comerciais no Calçadão da rua Andrade Neves está sob responsabilidade da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), que já elaborou a planta e organiza a convocação pública, cuja publicação não possui data definida. Cada quadra terá quatro ambulantes e uma revistaria.
O edital de convocação pública será respaldado pelo Decreto 6029/2017, que “dispõe sobre a requalificação e reorganização do espaço público coletivo nominado ‘Calçadão’ da Andrade Neves, para os atuais ocupantes e exercentes das atividades comerciais de produtos alimentícios na modalidade ambulantes”. O chamamento conterá detalhadamente todas as condições, inclusive as medidas das carrocinhas para venda de churros, pipoca ou crepes.
Fotos: Janine Tomberg
“Ainda não há previsão para divulgação do edital de chamamento de interessados. Está correndo prazo para a CEEE aprovar o projeto complementar de medidores de consumo do comércio ambulante”, explica o secretário Jacques Reydams.
O projeto de localização dos pontos de atividades comerciais de ambulantes salvaguarda o propósito de o Calçadão ser um espaço de deslocamento (ir e vir) de pessoas, com acessibilidade. Por isso, à exceção das revistarias que serão fixas, os comerciantes de alimentos trabalharão com carrocinhas que não permanecerão nos locais predeterminados.
As carrocinhas padronizadas, metálicas, terão produtos restringidos a pipoca, churros e crepes. Não será permitida a oferta de mais de um item por ambulante – quem comercializa pipocas venderá somente pipocas, e assim por diante.
Padronização do comércio ambulante
O Calçadão, antes do início da requalificação, contava com 28 pessoas que exerciam atividades de ambulantes e comercializavam diversos produtos, como crepes, revistas, lanches, churros, pipoca, flores, doces e outros.
A padronização do comércio ambulante será instituída entre as ruas Voluntários da Pátria e Lobo da Costa. A rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, sediará as atividades de doceiras e de artesãos.
As obras de revitalização do Calçadão, a cargo da Construtora Pelotense e sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), evoluem de acordo com o cronograma, na quadra entre as ruas Sete de Setembro e Marechal Floriano. Na manhã desta quinta-feira (24), iniciou-se a colocação de tapume no entorno do Chafariz das Três Meninas, para proteção do monumento originário da França, que veio para Pelotas em 1874.