Pipoca, churros e crepes serão os alimentos comercializados em carrocinhas padronizadas

Calçadão: quatro ambulantes e uma revistaria por quadra

Pipoca, churros e crepes serão os alimentos comercializados em carrocinhas padronizadas
Por Tânia Magalhães 24-05-2018 | 12:44:08
Tags: ambulantes , calçadão , mobilidade , chafariz , padronização do comércio

      A localização dos futuros pontos de atividades comerciais no Calçadão da rua Andrade Neves está sob responsabilidade da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), que já elaborou a planta e organiza a convocação pública, cuja publicação não possui data definida. Cada quadra terá quatro ambulantes e uma revistaria.

      O edital de convocação pública será respaldado pelo Decreto 6029/2017, que “dispõe sobre a requalificação e reorganização do espaço público coletivo nominado ‘Calçadão’ da Andrade Neves, para os atuais ocupantes e exercentes das atividades comerciais de produtos alimentícios na modalidade ambulantes”. O chamamento conterá detalhadamente todas as condições, inclusive as medidas das carrocinhas para venda de churros, pipoca ou crepes.

Fotos: Janine Tomberg
“Ainda não há previsão para divulgação do edital de chamamento de interessados. Está correndo prazo para a CEEE aprovar o projeto complementar de medidores de consumo do comércio ambulante”, explica o secretário Jacques Reydams.

      O projeto de localização dos pontos de atividades comerciais de ambulantes salvaguarda o propósito de o Calçadão ser um espaço de deslocamento (ir e vir) de pessoas, com acessibilidade. Por isso, à exceção das revistarias que serão fixas, os comerciantes de alimentos trabalharão com carrocinhas que não permanecerão nos locais predeterminados.

      As carrocinhas padronizadas, metálicas, terão produtos restringidos a pipoca, churros e crepes. Não será permitida a oferta de mais de um item por ambulante – quem comercializa pipocas venderá somente pipocas, e assim por diante.

Padronização do comércio ambulante

      O Calçadão, antes do início da requalificação, contava com 28 pessoas que exerciam atividades de ambulantes e comercializavam diversos produtos, como crepes, revistas, lanches, churros, pipoca, flores, doces e outros.

      A padronização do comércio ambulante será instituída entre as ruas Voluntários da Pátria e Lobo da Costa. A rua Sete de Setembro, entre Andrade Neves e General Osório, sediará as atividades de doceiras e de artesãos.

      As obras de revitalização do Calçadão, a cargo da Construtora Pelotense e sob responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), evoluem de acordo com o cronograma, na quadra entre as ruas Sete de Setembro e Marechal Floriano. Na manhã desta quinta-feira (24), iniciou-se a colocação de tapume no entorno do Chafariz das Três Meninas, para proteção do monumento originário da França, que veio para Pelotas em 1874.

Fotos: Ascom

Notícias Relacionadas

Prefeitura emplaca projeto de R$ 57 milhões para implementar ônibus elétricos

Prefeitura emplaca projeto de R$ 57 milhões para implementar ônibus elétricos

Prefeitura promove mutirão no Areal

Prefeitura promove mutirão no Areal

Obra de reestruturação da estrada da Barra do Laranjal será licitada

Obra de reestruturação da estrada da Barra do Laranjal será licitada

Delegação de Pelotas participa da Conferência Estadual das Cidades

Delegação de Pelotas participa da Conferência Estadual das Cidades