Imunização de crianças com idades entre seis meses e dois anos, com comorbidades, acontece no Centro de Especialidades e no ambulatório da UCPel, mediante agendamento

Bebês com comorbidades começam a ser vacinados contra a Covid-19

Imunização de crianças com idades entre seis meses e dois anos, com comorbidades, acontece no Centro de Especialidades e no ambulatório da UCPel, mediante agendamento
Por Marina Amaral 22-11-2022 | 10:17:38
Tags: covid-19, vacinação, crianças, bebês, comorbidades

Começou nessa segunda-feira (21), a imunização de crianças com idades entre seis meses e dois anos, com comorbidades, contra a Covid-19. A vacina distribuída é a Pfizer Baby. Conforme organização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o processo ocorre mediante agendamento, feito por pais e responsáveis no link https://pelotas.com.br/agenda-vacinacao, para datas definidas, de segunda a sexta-feira, em dois locais: no Centro de Especialidades, das 8h às 18h, e no ambulatório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), das 8h às 20h.

De acordo com o cronograma da Prefeitura, a segunda-feira seria dedicada apenas a crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias, no entanto, devido à baixa procura outros bebês, que já estavam agendados foram chamados. Uma delas foi Manuela Moreira, de um ano e seis meses. A mãe, Juliana Lacerda, contou que Manuela teve um acidente vascular cerebral (AVC) durante a gestação, e faz acompanhamento com neurologista e pediatra, além de fisioterapia. 

A família da pequena ficou sabendo do início da vacinação pelo WhatsPel, canal de comunicação da Prefeitura com a população e logo já realizou o agendamento. “Fiquei muito feliz com a vacinação dos bebês, pois tenho muito medo pela minha filha já ter esse histórico com a comorbidade e o possível retorno da Covid-19. Além disso, é uma questão de proteção”, ressaltou. 

A pequena Manuela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no ambulatório da Universidade Católica de Pelotas - Fotos

Mesmo quem não estiver agendado pode comparecer

A vacinação foi organizada em dois pontos de aplicação, e por agendamento, a fim de facilitar o acesso e a logística dos pais e responsáveis, evitando longas esperas, além de otimizar o uso de frascos abertos, que têm duração de 12h, para que não haja desperdícios. Conforme explicou a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Aline Machado da Silva, se uma criança que não está agendada e se enquadra nas comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde pode se dirigir a um dos locais de imunização e receber a vacina. 

“É muito importante, para crianças com idades entre seis meses a menores de três anos, a proteção contra o coronavírus por meio da vacina, pois ela vai estimular a produção de defesas dos organismos dos bebês, que são indivíduos que precisam ter as defesas do sistema imunológico fortalecidas. É importante lembrar que as vacinas foram avaliadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) são seguras e eficazes para esse público”, frisou Aline.

A estimativa é de que 11,4 mil crianças da faixa etária atendida, em Pelotas, possam receber a vacina ao longo da campanha. Vale ressaltar que, neste momento, será feita a aplicação em número limitado de bebês, em função do quantitativo de 410 doses recebidas pelo Município. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o número de crianças infectadas com idades entre seis meses a dois anos chegou a 711 em 2022. 

Por dia, serão feitos 40 agendamentos no Centro de Especialidades e 42 no ambulatório da UCPel. 

Confira a programação para a vacinação de bebês

Terça-feira (22/11) – aplicação em crianças de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias

Quarta- feira (23/11) – aplicação em crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias

Quinta-feira (24/11) – aplicação em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias

Sexta-feira (25/11) – aplicação em crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias

Documentos necessários

- Documento de identidade da criança e do responsável legal com foto. Caso a criança não tenha documento com foto deverá ser apresentada cópia da Certidão de Nascimento;

- Comprovante de residência do responsável; 

- Carteira de Vacinação da criança; 

- Atestado simples (não precisa ser padrão) que comprove a comorbidade da criança de seis meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias; e

- Cartão SUS ou CPF.

Endereços dos locais de vacinação

- Centro de Especialidades: rua Voluntários da Pátria, 1.420, Centro; e

- Ambulatório da UCPel: avenida Fernando Osório, 1.586, Três Vendas.

Orientações gerais

A SMS orienta que as crianças que apresentarem sinais gripais não devem ser vacinadas, e pais e responsáveis precisam aguardar 30 dias do início dos sintomas para levá-las para a imunização. Aqueles que tiverem testado positivo para Covid-19 também devem aguardar 30 dias dos primeiros sintomas para receber a vacina.

A vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada concomitantemente com as demais previstas no Calendário Nacional, sem a necessidade de intervalo entre as proteções.

Lista de comorbidades

Nesse momento, pela disponibilidade de doses, o Município iniciará a aplicação pelas crianças com as comorbidades previstas pelo MS. Confira abaixo quais são:

Diabetes mellitus - Qualquer indivíduo com diabetes.

Pneumopatias crônicas graves - Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticóides sistêmicos ou internação prévia por crise asmática ou uso de doses altas de corticóide inalatório e de um segundo medicamento de controle no ano anterior).

Hipertensão Arterial Resistente (HAR) - Quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de quatro ou mais fármacos anti-hipertensivos.

Hipertensão arterial estágio 3 - PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA).

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo - PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo.

*Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC) - IC com fração de ejeção reduzida, intermediária ou preservada; em estágios B, C ou D, independente de classe funcional da New York Heart Association.

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar - Cor-pulmonale crônico, hipertensão pulmonar primária ou secundária.

Cardiopatia hipertensiva - Cardiopatia hipertensiva (hipertrofia ventricular esquerda ou dilatação, sobrecarga atrial e ventricular, disfunção diastólica e/ou sistólica, lesões em outros órgãos-alvo).

Síndromes coronarianas - Síndromes coronarianas crônicas (Angina Pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós Infarto Agudo do Miocárdio, outras).

Valvopatias - Lesões valvares com repercussão hemodinâmica ou sintomática ou com comprometimento miocárdico (estenose ou insuficiência aórtica; estenose ou insuficiência mitral; estenose ou insuficiência pulmonar; estenose ou insuficiência tricúspide, e outras).

Miocardiopatias e Pericardiopatias - Miocardiopatias de quaisquer etiologias ou fenótipos; pericardite crônica; cardiopatia reumática.

Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas - Aneurismas, dissecções, hematomas da aorta e demais grandes vasos.

Arritmias cardíacas - Arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada (fibrilação e flutter atriais; e outras).

Cardiopatias congênita - Cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, crises hipoxêmicas; insuficiência cardíaca; arritmias; comprometimento miocárdico.

Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados - Portadores de próteses valvares biológicas ou mecânicas; e dispositivos cardíacos implantados (marca-passos, cardio desfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência).

Doenças neurológicas crônicas - Doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico; ataque isquêmico transitório; demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave.

Doença renal crônica - Doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica.

Imunocomprometidos - Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas.

Hemoglobinopatias graves - Doença falciforme e talassemia maior.

Obesidade mórbida - Índice de massa corpórea (IMC) ≥ 40.

Síndrome de Down - Trissomia do cromossomo 21.

Cirrose hepática - Cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Notícias Relacionadas

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Saúde alerta gestantes para necessidade de vacinação

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Pelotas tem 47 casos de dengue confirmados

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Em sete meses, Núcleo Municipal de Telessaúde faz 822 atendimentos

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp

Leitos comprados pela Prefeitura para usuários do SUS já estão em uso na Clinicanp