ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Cultura

Arte para Esperança traz atrações no drive desta sexta e sábado

Público que recebe vacina no Centro de Eventos assiste a três shows de música ao vivo a partir das 8h

Por Ascom 23-09-2021 | 16:59:51

A Prefeitura informa as atrações musicais do drive-thru de vacinação, no Centro de Eventos, desta sexta-feira e sábado (24 e 25), pelo projeto Arte para Esperança, promovido por meio de edital da Secretaria de Cultura (Secult). 

- Sexta-feira (24)

8h - Guido CNR

O show Deixa Viver resume parte da trajetória de mais de 20 anos de carreira do cantor Guido CNR no Rap, com clássicos do grupo Banca CNR, músicas que marcaram história e que, até hoje, são as mais ouvidas entre outras do Rap local e se destacam nas plataformas musicais.

Guido CNR iniciou sua trajetória em 1997, no bairro Dunas, criando o grupo Consciência Negra Rappers e, posteriormente, a Banca CNR, que foi e ainda é uma das grandes referências para a nova geração do Rap em Pelotas. Durante sua atividade, foram 11 discos lançados, além de muitos projetos criados. Criou uma organização da sociedade civil denominada Rap Salva. O objetivo é que a instituição possa agregar todos os projetos desenvolvidos, entre eles, Projeto Natal no Guetto, ReViva Rap e outros.

9h - O Gato Comeu - musical infantil

O Gato Comeu é um projeto idealizado pela jornalista e pós-graduanda em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande, Desirée Costa e que traz os músicos Júnior Noble no violão e voz e Alexandre Vianna, segunda voz e cajón. A dupla conta com experiência na área musical.

O Gato Comeu resgata clássicos da música infantil, agradando todas as faixas etárias, além de produzir material autoral, cantando histórias clássicas e, também, músicas com cunho social e didático. O nome da apresentação será "Por um mundo melhor", e tem influência da música popular brasileira e regional.

10h - Xtrings Duo

O duo de violino e violão, intitulado Xtrings, surgiu em maio de 2018 com o intuito de levar a música a hospitais, lar de idosos e eventos. Atualmente, é formado pelos músicos Tiago Marques, no violão, e Ítalo Guerreiro, no violino. A dupla se destaca pela sonoridade acústica, em formato pocket e transita nos mais variados gêneros musicais, desde hits dos anos 80 e 90 a músicas atuais, sendo o repertório uma mistura norte-americano e brasileira. Possui músicas disponíveis em plataformas de streaming e, atualmente, trabalha em composições autorais para a gravação de um EP.

- Sábado (25)

8h - Myro Rizoma  

Myro Rizoma é cantor, músico autodidata e multi-instrumentista, tendo como instrumentos principais o violão e o piano. Atua profissionalmente no cenário musical desde 2004. Myro se apresentou como músico junto a nomes como B Negão e Di Melo, durante vários shows em Belo Horizonte, na Bahia e em São Paulo. Há cinco anos, passou a residir no Rio Grande do Sul, para cursar Bacharelado em Música, no curso de Ciências Musicais na Universidade Federal de Pelotas. Trabalha com parcerias da cena cultural pelotense, como Juliano Guerra, Renato Popó, Mano Rick, Davi Batuka e, também, com musicalização infantil, tendo atuado nas escolas Mário Quintana, Gonzaga e Escola Estadual Edmar Fetter.

O nome da apresentação deste sábado é observar e Absorver. O show, apresentado no formato voz e violão, traz músicas que contam nas letras histórias pessoais e coletivas. Os ritmos executados são os que permeiam a brasilidade: samba, baião, jazz, groove e MPB.

9h - Vagnotreta

Vagnotreta é cantor e compositor. Teve seu envolvimento com a arte aos 11 anos, fazendo backing vocals e freestyles em grupos de rap. Abriu e participou de inúmeros shows com artistas renomados nacionais e internacionais. Residiu em São Paulo, onde tocou com sua banda No Treta. Participou de alguns projetos paralelos, conciliando produções, shows e gravações com nomes como Ed Motta, Seu Jorge, Black Rio, Clube Do balanço, Os Opalas, Charlie Brow, Rzo, Negra Li, entre outros. Vagnotreta lançará ainda neste ano seu EP Estou Aqui.

A apresentação deste sábado, Vag - Black pra esperançar! tem influências da Black Music nacional e internacional, trazendo à tona muito da musicalidade negra do sul do país. O show também conta com a participação dos músicos Gelson da Silva Ribeiro (bateria), Jefinho Jackson (tecladista), Mat M (baixista).

10h - Daniela Brizolara e Dena Vargas (foto no destaque)

Daniela Brizolara é professora de Artes com Habilitação em Música e Dena Vargas é pedagoga. Conheceram-se no Coral da Universidade Federal de Pelotas. A aproximação possibilitou descobrirem suas afinidades musicais para além do canto coral e, assim, há 13 anos compartilham os palcos de Pelotas e região cantando samba, MPB e participando como intérpretes de festivais, como Reponte e Tafona. Em Pelotas, seus shows em feiras, bares e eventos reúnem um público que participa ativamente cantando e dançando. O nome do show que será apresentado é Dani & Dena in Samba.

O projeto

Elaborado pela Prefeitura de Pelotas, o Arte para Esperança visa proporcionar momentos de esperança e engajamento às medidas de proteção à saúde e à vacinação, durante o drive-thru. Além disso, busca fomentar a produção musical local, destacar e fortalecer iniciativas musicais, seus criadores, assim como promover a fruição de diversificada programação, além de investir em ações afirmativas e culturais relevantes para o desenvolvimento humano e cultural no Município. O projeto prevê a realização de 52 apresentações musicais ao longo do ano.

Tags

música, shows, drive, vacinação, centro de eventos

Carregando 0%
Carregando 0%