O cronograma de vacinação foi antecipado, seguindo a resolução 190 da Comissão Intergestores Bipartite, reduzindo o intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca

Aplicação da 2ª dose para grupos prioritários começa nesta terça-feira

O cronograma de vacinação foi antecipado, seguindo a resolução 190 da Comissão Intergestores Bipartite, reduzindo o intervalo entre a primeira e segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca
Por Carolina Dumont 19-07-2021 | 13:23:17
Tags: Coronavírus , Imunização , Covid-19 , 2ªdose

Começa nesta terça-feira (20), a antecipação da 2ª dose das vacinas Astrazeneca e Pfizer, que protegem contra a Covid-19. O adiantamento ocorreu após uma determinação da resolução 190/21 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS). O objetivo é garantir melhor resposta imune em decorrência da suspeita de casos da variante Delta no RS. 

Em Pelotas, a Prefeitura preparou um cronograma para organizar a imunização de todos os públicos que devem comparecer para concluir o esquema vacinal. Confira como será a organização:

- Deficientes permanentes com BPC e pessoas com comorbidades

Os portadores de deficiência permanente, que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pessoas com as comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 a 54 anos, além de pacientes com doença renal crônica e Síndrome de Down de 18 a 59 anos, que fizeram a 1ª dose da vacina em drive-thrus, no Centro de Eventos, nos dias 6, 7 e 10 de maio, deverão receber o complemento do imunizante na terça-feira (20), nos pavilhões da Fenadoce. Já quem faz parte deste grupo e foi vacinado nos dias 11 e 12 de maio, nos bairros, deverá comparecer no dia 23 de julho (sexta-feira), nos sete pontos de aplicação definidos pelo Município.

Já os deficientes permanentes com BPC e pessoas com comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação, com idades entre 59 a 40 anos, que foram vacinados com a 1ª dose nos dias 11 e 12 de maio, nos drives, deverão receber a 2ª dose no dia 21 (quarta-feira). As pessoas desse público que fizeram a vacinação nos bairros, em 13 e 14 de maio, devem procurar os locais de imunização no dia 26 de julho (segunda-feira). 

- Profissionais da área da saúde

Outro grupo que deve proceder a aplicação da 2ª dose para imunização completa é o de profissionais da área da saúde, com registro em Conselho de Classe, que realizaram a 1ª dose 

nos dias 28 e 29 de abril. Esse grupo deve comparecer na terça-feira (20), ao Campus Pelotas do IFSul, para receber o complemento.

- HIV e Aids

As pessoas que possuem HIV/Aids, tem entre 59 e 54 anos e receberam a 1ª dose da proteção nos dias 11 e 12 de maio, devem procurar o Serviço de Assistência Especializada (SAE), onde já realizam seu tratamento, para fazer a segunda parte da vacina, na no dia 22 de julho (quinta-feira), das 9 às 17h.

Confira como fica o cronograma:

Drive-thru

Centro de Eventos, das 9 às 17h – com entrada pela avenida Pinheiro Machado

20/7 (terça-feira) - 2ª dose para:

*Deficientes permanentes com BPC, de 59 a 54 anos;

*Pessoas com comorbidades definidas, de 59 a 54 anos;

*Paciente com Doença Renal Crônica Renal, de 18 a 59 anos; 

* Pessoas com Síndrome de Down, de 18 a 59 anos. 

21/7 (quarta-feira) -2ª dose para:

*Deficientes permanentes com BPC, de 59 a 40 anos; e

*Pessoas com comorbidades definidas, de 59 a 40 anos.

IFSul

Campus Pelotas, das 9 às 17h, Praça 20 de Setembro.

20/7 (terça-feira) - 2ª dose para:

*Profissionais da Saúde com registro em conselho de classe.

Serviço de Assistência Especializada (SAE), das 9h às 17h

22/07 (quinta-feira) - 2ª dose para:

*Pessoas com HIV e Aids, de 59 a 40 anos.

Bairros – das 10 às 15h

23/07 (sexta-feira) - 2ª dose para:

*Deficientes permanentes com BPC, de 59 a 54 anos;

*Pessoas com comorbidades definidas, de 59 a 54 anos;

*Paciente com Doença Renal Crônica Renal, de 18 a 59 anos; 

* Pessoas com Síndrome de Down, de 18/59 anos. 

26/07 (segunda-feira) - 2ª dose para:

*Deficientes permanentes com BPC, de 59 a 40 anos;

*Pessoas com comorbidades definidas, de 59 a 40 anos;

Veja os documentos necessários para a 2ª dose

- Carteira de Vacinação, para comprovar a 1ª dose; e

- Documento de identidade.  

Para agilizar o processo de imunização, nos drive-thrus e nos pontos dos bairros, a Prefeitura disponibiliza, no hotsite do coronavírus, o comprovante de vacinação. As pessoas que irão se vacinar podem levar o documento impresso, com as informações pessoais preenchidas. No entanto, a SMS esclarece que levar o comprovante preenchido não é uma obrigação, mas uma maneira de facilitar o trabalho e diminuir o tempo de espera durante o processo. 

Endereços dos pontos de vacinação nos bairros

- Pelotas Parque Tecnológico - avenida Domingos de Almeida, 1.785 – Areal

- Colégio Pelotense – Ginásio, entrada pela avenida Bento Gonçalves – Centro

- União Gaúcha - avenida Engenheiro Ildefonso Simões Lopes, 531 – Cohab Tablada

- CTG Os Farrapos - rua Raul Pompeia, 1.400 – Santa Terezinha

- Associação Rural - Casa da Amizade, avenida Fernando Osório, 1.754 – Três Vendas

- Comunidade Católica Nossa Senhora de Lourdes - salão da igreja, avenida Amazonas, 515 – Balneário dos Prazeres

- Paróquia São José - avenida Duque de Caxias, 520 - Fragata

SMS alerta

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que é preciso aguardar o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra do esquema vacinal, incluindo a que protege da gripe, para garantir a imunização correta.

Além disso, as pessoas que apresentarem sintomas gripais não devem comparecer na data marcada. O mesmo vale para quem tiver positivado para o coronavírus. É preciso aguardar 30 dias do início dos sintomas para receber a aplicação.

Lista de comorbidades definidas pelo Plano Estadual de Vacinação

Abaixo, estão listadas as comorbidades incluídas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 e suas descrições de acordo com o Plano Estadual de Imunização.

- Diabetes Mellitus (DM): diagnóstico de Diabetes Mellitus

- Pneumopatia crônica grave: DPOC, Fibrose cística, fibrose pulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)

- HAS resistente: HAS não controlada com uso de três ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada com o uso de quatro classes de anti-hipertensivos

- HAS estágio 3: PA sistólica ≥180mmHg e/ou diastólica ≥110mmHg

- HAS com lesão em órgão-alvo: HAS com lesão em órgão-alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)

- HAS associada à comorbidade: HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra

- Insuficiência cardíaca (IC): IC estágios B, C ou D

- Cor pulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP): diagnóstico de cor pulmonale crônico e HAP primária ou secundária

- Doença Arterial Coronariana (DAC): diagnóstico de DAC sem ou com complicações (exemplo: IAM)

- Valvulopatias cardíacas: lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas

- Prótese valvar: portador de prótese valvar biológica ou mecânica

- Miocardiopatias e Pericardiopatias: Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática

- Doenças de grandes vasos e fístulas arteriovenosas: aneurismas, dissecções ou hematomas de aorta ou demais grandes vasos

- Arritmias Cardíacas: arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada à cardiopatia

- Cardiopatia Congênita no adulto: cardiopatia congênita associada à: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico

- Doença Cerebrovascular: AVE ou AIT prévio, Demência vascular

- Doença Renal Crônica (DRC): DRC estágio 3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m²) e/ou Sínd. Nefrótica

- Imunossupressão: transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona >10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida

- Câncer: pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas

- Hemoglobinopatias graves: diagnóstico de anemia falciforme ou talassemia maior

- Obesidade grau 3: Índice de Massa Corporal ≥40kg/m²

- Cirrose Hepática: diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio

Notícias Relacionadas

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

Prefeitura debate alternativas para acelerar entrega do HRPS

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

UBS na Rua presta 88 atendimentos médicos e de enfermagem

Prefeitura discute prevenção ao suicídio

Prefeitura discute prevenção ao suicídio

Vacinação contra Influenza é crescente em Pelotas

Vacinação contra Influenza é crescente em Pelotas