Projeto do Samu espalha conhecimentos sobre primeiros socorros
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) lança, na próxima quinta-feira (13), o projeto Samu: Conhecimento que Salva, buscando ensinar à população pelotense, técnicas de primeiros socorros básicas, como, por exemplo, reagir a um engasgo ou em casos de parada cardiorrespiratória. A ação piloto acontece das 14h30 às 16h30 e terá como palco a Praça Coronel Pedro Osório, em paralelo à Feira do Livro, sendo aberta aos visitantes da Feira e demais interessados. O objetivo é dar continuidade de forma mensal às ações em pontos estratégicos como avenidas, praças, praia, Mercado Central, entre outros locais de grande movimento.
O projeto, promovido pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu Pelotas, leva aos pontos de maior circulação da cidade uma conversa descomplicada com questões importantes sobre o primeiro atendimento em casos de urgência e em como esse, sendo prestado o mais breve possível, pode trazer um desfecho positivo para o paciente, além de tirar dúvidas sobre o funcionamento do número de acionamento do serviço, o 192, e o aprendizado na prática com manequins para os participantes desenvolverem as técnicas de manobra ensinadas.
A coordenadora do NEU, Luiza Weymar, destaca a importância e o objetivo do projeto. “Além da disseminação do conhecimento, o projeto tem objetivo de deixar a comunidade preparada para agir nessas situações, com calma e segurança”.