Encontro, nesta segunda (15), em um dia repleto de atividades, busca valorizar o trabalho da categoria em Pelotas

Alimentação saudável passa pela dedicação das merendeiras

Encontro, nesta segunda (15), em um dia repleto de atividades, busca valorizar o trabalho da categoria em Pelotas
Por Autor desconhecido 14-10-2018 | 12:02:29
Tags:

      As paredes coloridas da Escola de Educação Infantil (Emei), Dyrio Gorgot, no Fátima, trazem as pinturas de frutos e legumes indispensáveis à alimentação saudável. Brócolis, cenoura e tomate são alguns dos itens que não faltam no cardápio do educandário, idealizado pelas nutricionistas do Município com o propósito de oferecer refeições qualificadas nutricionalmente aos estudantes da rede.

Fotos: Luiza Meirelles e Vicente Britto

      Na Dyrio Gorgot, três merendeiras comandam a cozinha e são responsáveis pela produção de, aproximadamente, 500 refeições por dia. A sincronia e a organização de Márcia, Rosimeri e Magda nos afazeres diários começam logo cedo, na preparação do café da manhã. Depois, nas horas das frutas, no almoço e no café da tarde.

      O carinho e a dedicação do trio refletem numa relação próxima e amiga com os pequenos da escola. 

“Me sinto um pouco mãe de todos eles porque procuro fazer não só o meu trabalho, mas algo a mais… Dar carinho, fazer um agrado e proporcionar aquilo que sei que eles mais gostam”, contou Rosimeri Silveira, que trabalha há mais de um ano na Emei.

Afeto que faz toda a diferença

      O cuidado também existe com a especificidade de cada criança, já que algumas são intolerantes à lactose, por exemplo. A responsabilidade no dia a dia é grande, mas a recompensa é ainda maior, diz a merendeira Magda de Oliveira. E é da comida ‘de mãe’, a mais simples, que elas mais gostam, conta. Entre os agrados preferidos dos pequenos, estão a gelatina, nega maluca, panqueca e pipoca.

“Para mim isso é vida! Saber que fazemos a felicidade de tantas crianças e que interferimos no crescimento e desenvolvimento delas me realiza”, confidenciou Magda.

      As profissionais salientam que tudo é produzido pensando na refeição mais saudável possível, além de evitar ao máximo o desperdício. A atenção à utilização consciente de alimentos é a mesma quando pensam nos alunos. Rosimeri conta que antes das merendas, o grupo passa água quente em todos os pratos, como forma de tornar ainda mais prazerosa a hora da refeição. “Achamos que se deixarmos eles quentinhos, as crianças vão gostar ainda mais”, disse.

      Coordenadora pedagógica da Emei, Fernanda Maurente ressaltou a importância das merendeiras para os alunos. “Sempre digo que também são educadoras da escola. As crianças, até mesmo, as do berçário, já conhecem e adoram elas”, contou.

Fotos: Luiza Meirelles e Vicente Britto

Receita em destaque

      Márcia Nogueira é uma das 38 merendeiras que terão receitas publicadas no “Incrível Livro de Receitas Saudáveis”, lançado nesta segunda-feira (15), no ‘Primeiro Encontro de Merendeiras’. A profissional optou compartilhar a receita da ‘Massa Primavera’ - uma mistura colorida de legumes, verduras e temperos.

      “Escolhi por ser saudável. Os ingredientes são nutritivos e o prato chama a atenção pela cor e também por ser muito gostoso”, afirmou Márcia.

      Sobre a atuação nas escolas, a merendeira defende que a função é importante e que não exerce o cargo apenas pelo dinheiro, mas pelo desejo de fazer o melhor para as crianças.

Integrar e valorizar

      Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, comemorado dia 16 de outubro, e o Dia da Merendeira Escolar, no dia 30, a Secretaria de Educação e Desporto (Smed) idealizou o encontro para reunir as profissionais do Município e assinalar a relevância do trabalho executado pela categoria. O evento ocorre no Colégio Pelotense, a partir das 9h.

“O objetivo é valorizar a importância delas como promotoras dos hábitos alimentares saudáveis no meio escolar, além de aproximá-las e proporcionar a integração”, explica a chefe do Departamento de Alimentação da Smed, Beatriz Dias.

      A programação (confira abaixo), que se estende até a tarde, inclui apresentação de boas práticas no setor, palestra e aula sobre temperos. A partir das 16h, o lançamento da publicação finaliza o dia especial dedicado as cerca de 230 merendeiras de Pelotas. Os 300 exemplares, com 27 receitas adaptadas pelas merendeiras, apresentam pratos executados somente com itens que compõem a merenda escolar. A publicação será relançada na Feira do Livro.

Cardápio completo

      Desde setembro, todas as escolas da rede contam com um cardápio contendo informações nutricionais sobre cada refeição oferecida aos estudantes. A lista de alimentos, referente a cada mês, traz as quantidades de proteínas, carboidratos, lipídios e calorias ingeridas durante o dia pelos estudantes. Cerca de 600 mil refeições são servidas, mensalmente, aos alunos do Município; 65% dos alimentos utilizados são adquiridos da agricultura familiar, o que impulsiona o desenvolvimento e o crescimento da região.

Confira a programação completa do encontro

9h: credenciamento (auditório interno)

9h30min: abertura e informes gerais

10h: apresentação de Boas Práticas na Alimentação Escolar

* Prefeitura de Arroio do Padre: merendeira Satiane Lacerda, vencedora do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e a nutricionista Maria de Fátima Rocha

* Prefeitura de Rio Grande: nutricionista Bruna Lemons relata a experiência da introdução do pescado na alimentação escolar

11h: palestra “O papel da merendeira como promotora de educação alimentar e nutricional”, da nutricionista Cynthia Leal

12h: almoço (refeitório)

13h: atividades itinerantes no pátio da escola:

* Oficina Sensorialidade e Sabores, com a nutricionista Lisandrea Caetano

* Espaço de beleza com parceria Mary Kay

* Feira de hortifrutigranjeiros com produtores da agricultura familiar

* Avaliação nutricional e orientações alimentares, com a nutricionista Cristina Kaufmann e alunos do curso de Nutrição da UFPel

14h: aula-show sobre temperos com a nutricionista Helayne Maieves e alunos do curso de Gastronomia da UFPel

15h: prática instrutiva de atividade laboral específica para merendeiras

15h30min: apresentação das preparações inovadoras do livro de receitas

16h: lançamento da obra “O Incrível Livro de Receitas Saudáveis” e encerramento.

Notícias Relacionadas

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

SME realiza formação sobre o Censo Escolar 2025 na próxima semana

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

Secretária de Educação recebe diretoria da Amparho

SME encerra Curso de Formação em Gestão

SME encerra Curso de Formação em Gestão