
SME sedia seminário sobre Leitura e Escrita na Educação Infantil
A Secretaria de Educação (SME) sediou o seminário de encerramento do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) 2024/2025, quinta-feira (26) no auditório da SME. No encontro final, os professores participantes apresentaram as práticas pedagógicas inspiradas no LEEI que foram desenvolvidas em sala de aula com seus estudantes.
Professores apresentaram as práticas pedagógicas inspiradas no LEEI que foram desenvolvidas com seus estudantes. Fotos: João Pedro Macedo
O programa contou com oito encontros formativos sobre o tema, com o objetivo de qualificar os professores da Educação Infantil, por meio do apoio aos docentes no desenvolvimento de trabalhos com as linguagens oral e escrita. A iniciativa amplia as experiências das crianças com a linguagem escrita, destacando as especificidades da primeira infância, compreendendo a leitura e a escrita como práticas sociais.
Sobre o LEEI
O programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) atua na formação de professoras que trabalham pelo letramento e desenvolvimento de linguagens de crianças da pré-escola (entre 4 e 5 anos), respeitando as especificidades dessas faixas etárias. Ao todo, 26 unidades federativas e 3.792 municípios (68% do total) já participaram da iniciativa em 2024. Ela reúne 223.964 professores de pré-escola em formação.
A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, ação que tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.