Adultos ainda podem se vacinar contra rubéola

Por Divulgação 16-09-2008 | 00:00:00
Tags:

“A síndrome da rubéola congênita é uma doença muito séria, as crianças que a contraem terão problemas graves de saúde para o resto da vida”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes. Ela recorda que os adultos entre 20 e 39 anos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para receberem a vacina dupla viral, que protege contra sarampo e rubéola. Mesmo quem já teve a doença ou que já se imunizou em outras campanhas deve receber a dose.

Apesar de a campanha nacional de vacinação ter se encerrado na última sexta-feira (12), em Pelotas ela será mantida até que se atinja pelo menos 95% do público alvo. Do dia 9 de agosto até ontem haviam sido imunizados 49.063 mil homens e mulheres da faixa etária alvo, ou seja, 46% desta população. “A grande maioria dos que procuram os Postos são mulheres, mas os homens precisam entender que são transmissores da enfermidade às gestantes. Temos que vacinar a todos para eliminar o vírus do país”, reforça Maria Regina.

Como a procura pela vacina ainda está baixa a SMS tem percorrido locais de grande concentração de pessoas para aplicar a dose. Durante toda a semana percorre o calçadão, no próximo final de semana vacinará no Supermercado Big e no domingo (20) as equipes de vacinadores estarão presentes nos desfiles em comemoração à Semana Farroupilha.

As empresas podem ainda solicitar a visita dos profissionais da saúde para aplicação da dose, pelos telefones 3284-7749 e 3272-1230. A dupla viral está disponível ainda em todas as UBS do município, durante os horários normais de funcionamento de cada uma delas. Para recebê-la o morador deve levar a carteirinha de vacinação e documento de identidade.

Notícias Relacionadas

UBSs completam 45 dias com horário estendido

UBSs completam 45 dias com horário estendido

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Vigilância Sanitária apreende mercadorias em macro atacado

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Prefeitura alerta para a baixa procura por vacinação

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana

Pelotas registra novos casos de dengue nesta semana